Reificação e Questão Ambiental: contribuições de Karl Marx para a agenda de uma Educação Ambiental Crítica

Everaldo Nunes de Farias Filho, Louise Claudino Maciel

Resumo


Este artigo discute alguns conceitos e ideias de Karl Marx que podem contribuir na agenda de construção de uma Educação Ambiental ancorada em uma visão holística e crítica da relação sociedade e natureza. Dessa forma, analisamos o desenvolvimento do conceito de reificação como chave da crítica marxista à sociedade capitalista que se desenvolve em torno dos conceitos de alienação, de ideologia e de fetichismo da mercadoria, cada qual guardando um momento específico da obra do autor, assim como o diálogo com interlocutores diferentes. Após desenvolver uma abordagem para o conceito de reificação, utilizamos a crítica marxista da consciência reificada para contribuir com o fomento de uma visão holística e não reducionista da questão ambiental, tendo em vista uma Educação Ambiental de cunho crítico e emancipador.

Palavras-chave: Karl Marx; reificação; alienação; educação ambiental.

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DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8350

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