A educação socioambiental na promoção do combate a queimadas na cidade de Campo Grande-MS
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16487Palavras-chave:
Foco de calor, Queimada, Percepção, Educação AmbientalResumo
Socio-environmental education in promoting the fight against fires in the city of Campo Grande-MS
Os problemas socioambientais, a exemplo de queimadas e incêndios, são frequentes no ambiente, causando impactos diversos à saúde e ao meio. Em vista disso, a utilização do sensoriamento remoto para o monitoramento dos focos de calor possibilita traçar ações voltadas à prevenção do fenômeno em questão. Associado a isso, a cartografia contribui com o mapeamento, a análise e a identificação das áreas de alta e baixa incidência de focos de calor. Em relação à cidade de Campo Grande-MS, as queimadas ocorrem com maior frequência em períodos secos e de baixa precipitação. Assim, ações educativas voltadas para o ensino da temática queimadas possibilitam o desenvolvimento do pensamento crítico sobre o tema. Diante disso, objetivou-se, nesta pesquisa, abordar a temática queimadas urbanas com estudantes de escola pública a partir do mapeamento dos focos de calor na cidade de Campo Grande, identificando os bairros com maior e menor incidência do fenômeno no período de 2000-2020.
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