Desde la construcción de proyectos ambientales al empoderamiento y rescate ambiental

Autores

  • Andrea Castillo Rodas Universidad Pedagógica Nacional de Colombia.

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i1.11234

Resumo

Este trabalho investiga as políticas públicas que levaram à construção de projetos de educação ambiental (PRAE) na Colômbia, bem como a realização da análise do PRAE de uma instituição educacional, à luz das diversas teorias sobre o meio ambiente de autores como Lucie Sauve, Enrique Leff e Bronferbrenner. Nesse sentido, a história da EA (educação ambiental) permite esclarecer as etapas que levaram à construção desta pedagogia, em uma análise das leis colombianas, pode-se concluir que as ferramentas necessárias foram fornecidas desde a política construção dos projetos, no entanto, quando são analisados, há varias lacunas em termos de corpos teóricos e relações integrais que tem em seu desenvolvimento e nas atividades propostas com a integralidade do ser ou formação do cidadão ambiental , limitada à gestão dos recursos naturais, por fim, esta análise permite propor um projeto ambiental escolar a partir da integralidade do ser e do seu ambiente (o eu, o outro e o meio ambiente).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Castillo Rodas, Universidad Pedagógica Nacional de Colombia.

Docente de Ciencias Naturales, Licenciada en Biología Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Master em didáctica de las Matemáticas em Educación Infantil y Primaria, Universidad Internacional de la Rioja, Estudiante de Maestría em Docencia de la Química, Universidad Pedagógica Nacional de Colombia.

Referências

Colombia. Política Nacional de Educación Nacional PNEN: SINA. (2002). Bogotá.

García, J y Ferrandis I (1990). Revisión Histórica del Concepto de Educación Ambiental. Revista Didáctica de la Ciencias Experimentales y Sociales, N° 3

Leff. E. (2012) Pensamiento ambiental latinoamericano: patrimonio de un saber para la sustentabilidad. Environmental Ethics, v.34, n. Suplemento. p. 97-112

Novo, M. (2006). El desarrollo sostenible. Su dimensión ambiental y educativa. Pearson Educación S.A

Sauvé, L. (2005). Uma cartografia das corrientes em educação ambiental. (p. 17-46). In Sato, M.et Carvalho, I. (Dir.). Educação ambiental - Pesquisa e desafíos. Porto Alegre: Artmed.

Sauvé, L. (2009). “Un mensaje de Lucie Sauvé, presidente” en La Tierra, hogar de todos. 5º Congreso Mundial de Educación Ambiental. Montreal, mayo 10-14. En línea: http://www.5weec.uqam.ca/ES/mot_copresidents.asp

Sauvé, L. (2012): “Cruzar las dimensiones críticas, ética y política de la educación ambiental: hacia una ecociudadanía” en Cuarto Encuentro Nacional de Educación Ambiental para el Desarrollo Humano Sustentable, Montevideo. En línea: http://esdocs.com/doc/126511/revista---ministerio-de-educaci%C3%B3n-y-cultura---Uruguay.

Downloads

Publicado

2020-04-10

Como Citar

Rodas, A. C. (2020). Desde la construcción de proyectos ambientales al empoderamiento y rescate ambiental. Ambiente &Amp; Educação, 25(1), 202–226. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i1.11234

Edição

Seção

Artigos XII Convenção Internacional do M.Ambiente e Desenvolvimento para integração e cooperação para a sustentabilidade