História de vida: uma possibilidade de pesquisa na educação ambiental
Resumo
Este trabalho refere-se a uma pesquisa de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade do Rio Grande, na qual se busca investigar o processo de constituição do(a) educador(a) ambiental, por meio do método História de Vida. A presente pesquisa, apresenta-se e interpreta-se a História de Vida de Carla, uma Educadora Ambiental que atua em uma organização não-governamental, o NEMA – Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental. Nesse sentido, através do método História de Vida torna-se viável, a partir da singularidade da história de um sujeito, conhecer e compreender a universalidade, romper e denunciar a neutralidade científica, enfocar a subjetividade, e construir e discutir a relação social entre pesquisador(a) e o pesquisado(a). Considerando que a constituição do sujeito acontece nas relações sociais em uma determinada sociedade, por meio da História de Vida foi possível perceber as interações, experiências, necessidades, carências, vivências e memórias que mais influenciaram e influenciam na sua contribuição enquanto educadora ambiental. Neste texto, apresenta-se a importância da pesquisa do tipo História de Vida para a área da educação, em especial as contribuições desse método para a Educação Ambiental, expondo suas principais características e relevância científica, enfocando as suas possibilidades (contribuições) e seus desafios (dificuldades). Apresenta-se ainda a descrição metodológica realizada na pesquisa de dissertação de Mestrado em questão.Downloads
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Como Citar
Madeira, M. C. S., & Molon, S. I. (2009). História de vida: uma possibilidade de pesquisa na educação ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 10(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1078
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Artigos