Chamada para Dossiê "Ecopedagogia em diálogos temáticos e epistemológicos"
ATENÇÃO! O PRAZO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS AO DOSSIÊ "Ecopedagogia em diálogos temáticos e epistemológicos" FOI PRORROGADO ATÉ O DIA 31/10.
1. Apresentação do Dossiê
A Ecopedagogia vem se constituindo nos espaços acadêmicos como um campo de pesquisa, mesmo que ainda embrionário, pois se trata de uma abordagem nova mesmo tendo completado há pouco tempo (2022) 30 anos. A primeira e mais importante obra foi escrita em 1992 na Costa Rica, por Gutiérrez e Prado, e traduzida para o português em 1999, num movimento dentro do Instituto Paulo Freire. Os estudos mais atuais vêm demonstrando que há pouca produção sobre a Ecopedagogia e, em sua maioria, confundem-na com a Educação Ambiental de forma muito superficial.
Por isso, esse dossiê pretende elucidar as principais características da Ecopedagogia e seus diálogos com outros campos científicos importantes. Deste modo, esperamos dar uma contribuição para o desenvolvimento da Ecopedagogia como campo de pesquisa e aprofundar suas relações com outras temáticas emergentes atuais, seja como uma nova abordagem pedagógica, uma filosofia latino-americana, um suporte para posturas críticas em educação, entre outras percepções.
A produção de um dossiê sobre Ecopedagogia justifica-se pela relevância, originalidade e emergência do tema no cenário acadêmico contemporâneo. Embora já tenha completado três décadas de existência, a Ecopedagogia ainda se encontra em processo de consolidação como campo de pesquisa, sendo frequentemente confundida com a Educação Ambiental em análises superficiais. A proposta deste dossiê, portanto, revela-se necessária ao buscar elucidar os fundamentos próprios da Ecopedagogia, destacando sua singularidade como abordagem pedagógica crítica, enraizada em uma filosofia latino-americana e vinculada ao legado freiriano. Além disso, ao promover diálogos interdisciplinares com outros campos do conhecimento, o dossiê contribui para o fortalecimento teórico e metodológico da área, ampliando as possibilidades de compreensão e intervenção educativa diante das urgências socioambientais globais.
2. Objetivos do Dossiê
Este dossiê tem como objetivo reunir artigos que discutam algum aspecto da Ecopedagogia, tanto dela na relação com as questões educativas/formativas atuais, como em diálogo com outras temáticas e epistemologias, ou seja, podem ser pesquisas de âmbito prático ou teórico. Espera-se que os textos sejam oriundos de pesquisa na pós-graduação, com rigor científico e qualidade acadêmica, para ampliarmos as produções sobre a Ecopedagogia na América Latina e no resto do mundo, em vista de sua reinvenção.
3. Regras e Diretrizes de Submissão
- Público-alvo: pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento.
- Critérios de elegibilidade para a submissão: preferencialmente pesquisas de mestrado e doutorado que tenham na Ecopedagogia sua centralidade ou dialoguem com ela.
- Template: seguir as regras da revista disponíveis em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/Template
- Serão aceitos artigos completos, de acordo com as normas e diretrizes da revista, disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/diretrizes-para-autores
- Os artigos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol (todos os artigos devem ter uma versão em inglês).
4. Prazos Importantes
- Os artigos que irão compor o dossiê devem ser enviados para avaliação de 01/10 a 20/10/2025, seguindo o processo de submissão no site da revista.
ATENÇÃO! A submissão do arquivo deverá ser realizada na seção: Dossiê “Ecopedagogia em diálogos temáticos e epistemológicos”. - ARTIGOS QUE NÃO ATENDEM À PROPOSTA DO DOSSIÊ NÃO SERÃO ACEITOS
- Previsão de publicação: dezembro/2025
5. Contato para Esclarecimentos.
Para mais informações, entre em contato com os coordenadores do Dossiê,
Prof. Dr. Ivo Dickmann (Unochapecó – Brasil): educador.ivo@unochapeco.edu.br
Ivo Dickmann, cuja trajetória acadêmica inclui pós-doutorado em Educação pela Uninove, doutorado e mestrado em Educação pela UFPR, bacharelado em Filosofia e licenciatura em Pedagogia, tem construído uma produção consistente que articula diretamente o pensamento crítico, a pedagogia freiriana e a ecopedagogia. Atuando como professor e líder de grupo de pesquisa “Palavração”, tem publicado trabalhos que tratam da relação entre capital, natureza e educação sob a lente ecopedagógica, e propõe sua reinvenção frente a temas fundamentais como patriarcado, modernidade e capitalismo.
Profa. Dra. Ana Maria De Oliveira Pereira (UFFS – Brasil): ana.pereira@uffs.edu.br
Ana Maria de Oliveira Pereira é Professora Associada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) atuando no Curso de Geografia Licenciatura, no Programa de Pós-graduação em Educação e no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação. Com Pós-doutorado no PPG Educação da UNOCHAPECÓ (2021 - 2022 e 2025 em andamento) Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Mestre em Educação e Graduada em Geografia. Lider do Grupo de Pesquisa GEPEFORTE e vice Lider do Palavração. Áreas de Pesquisa: articulação entre a formação de professores, a Ecopedagogia, Ensino de Geografia e Tecnologias digitais na educação. Membro da Cátedra "A cidade que Educa e Transforma" da UNESCO GT 05 - Vida, Sustentabilidade e Transição Ecológica.
Profa. Dra. Adriana Consorte-McCrea (Canterbury Christ Church University – Reino Unido).
Adriana Consorte-McCrea é bióloga da conservação, com interesse particular em investigar as atitudes das pessoas em relação à conservação da vida selvagem e às translocações para conservação. Desde 2012, vem desenvolvendo projeto de pesquisa para analisar as atitudes, crenças e conhecimentos das pessoas sobre a reintrodução de espécies nativas no Reino Unido. Também me interesso pelo papel dos zoológicos na formação de atitudes positivas em relação à conservação da biodiversidade, sustentabilidade e Ecopedagogia.
Dossier: Ecopedagogy in thematic and epistemological dialogues
1. Introduction
Ecopedagogy has been emerging in academic circles as a field of research, albeit still in its infancy, as it is a new approach, despite having recently completed 30 years (2022). The first and most important work was written in 1992 in Costa Rica by Gutiérrez and Prado, and translated into Portuguese in 1999, in a movement within the Paulo Freire Institute. The most recent studies have shown that there is little production on Ecopedagogy and, for the most part, it is confused with Environmental Education in a very superficial way.
Therefore, this dossier aims to elucidate the main characteristics of Ecopedagogy and its dialogues with other important scientific fields. In this way, we hope to contribute to the development of Ecopedagogy as a field of research and to deepen its relationships with other emerging current themes, whether as a new pedagogical approach, a Latin American philosophy, a support for critical positions in education, among other perceptions.
The production of a dossier on Ecopedagogy is justified by the relevance, originality and emergence of this topic in the contemporary academic context. Although it has already been in existence for three decades, Ecopedagogy is still in the process of consolidating itself as a field of research, often being confused with Environmental Education in superficial analyses. The purpose of this dossier, therefore, proves necessary in seeking to elucidate the foundations of Ecopedagogy, highlighting its uniqueness as a critical pedagogical approach, rooted in Latin American philosophy and linked to Freire's legacy. Furthermore, by fostering interdisciplinary dialogues with other fields of knowledge, the dossier contributes to the theoretical and methodological strengthening of this area, expanding the possibilities for educational understanding and intervention in the face of global socio-environmental emergencies.
2. Objectives of the Dossier
The objective of this dossier is to gather articles that discuss some aspect of Ecopedagogy, both in relation to current educational/training issues and in dialogue with other themes and epistemologies, that is, they can be research of a practical or theoretical nature. It is expected that the texts originate from postgraduate research, with scientific rigor and academic quality, in order to expand the productions on Ecopedagogy in Latin America and the rest of the world, in view of its reinvention.
3. Rules and Guidelines for Submission
- Target audience: researchers and teachers from all areas of knowledge.
- Eligibility criteria for submission: preferably master's and doctoral research that focuses on Ecopedagogy or engages in dialogue with it.
- Template: follow the journal's rules available at: https://periodicos.furg.br/ambeduc/Template
- Full articles will be accepted, in accordance with the journal's rules and guidelines, available at: https://periodicos.furg.br/ambeduc/diretrizes-para-autores
- Articles may be submitted in Portuguese, English or Spanish (all articles must have an English version).
4. Important Deadlines
- Submission deadline: October, 20, 2025.
- Publication date: December. 2025.
5. Contact for Clarifications
For more information, please contact the Dossier coordinators,
Prof. Dr. Ana Maria De Oliveira Pereira (UFFS): ana.pereira@uffs.edu.br
Profa. Dra. Adriana Consorte-McCrea (Canterbury Christ Church University – Reino Unido): adriana.consorte-mccrea@canterbury.ac.uk
Prof. Dr. Ivo Dickmann (Unochapecó): educator.ivo@unochapeco.edu.br







