Aberta chamada para Dossiê: Fenômenos ambientais costeiros em tempos de mudanças ambientais globais

A Revista Ambiente e Educação comunica que se encontra aberta a submissão de trabalhos para publicação do Dossiê Temático “Fenômenos ambientais costeiros em tempos de mudanças ambientais globais”. Esse dossiê será organizado pelo Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação e Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em áreas litorâneas – RIBOMBO, coordenado pelo Prof. Dr. José Vicente de Freitas (FURG) e pela Prof. Dra. Sandra Lestinge (UFPI).
A proposta deste dossiê apresenta como perspectiva a natureza costeira em sua própria historicidade, reconhecendo seus fenômenos, a partir das singularidades que compõem tal biodiversidade; como também um horizonte da ação antrópica sobre esses ecossistemas, fator que colabora para o acirramento de conflitos, que vão desde a ocupação humana da costa, como suas formas de uso ao longo das últimas décadas e suas possíveis implicações no cenário das mudanças ambientais globais.
O presente debate ganha ainda mais relevância quando visa subsidiar o campo da Educação Ambiental dentro de uma discussão que, até então, permanece restrita ao universo das ciências naturais. É nesse sentido, que se propõe esse dossiê, em que se espera receber contribuições de distintas partes, oferecendo um painel de leitura que seja capaz de atualizar o debate em torno a esse tema.
Para tanto, serão aceitos nesse dossiê: artigos acadêmicos relativos à temática proposta, artigos acadêmicos de tema diverso à proposta apresentada, trabalhos como relatos de experiências; entrevistas; sessões de trabalhos fotográficos e resenhas relativos ao tema.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a sua conformidade em relação a todos os itens listados a seguir. Salientamos que aquelas que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
Desse modo, o trabalho deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista da Ambiente & Educação.

Formatos de trabalhos aceitos para esse Dossiê

A) Artigos:
Os artigos científicos submetidos deverão obedecer o seguinte formato: fonte Arial 12; espaçamento entre linhas de 1,5 cm, e recuo da primeira linha de 1,25cm; Alinhamento de 3 cm margem superior e direita; 2,5 cm para margem inferior e esquerda; título principal fonte Arial 12 em negrito caixa alta; subtítulos devem estar em fonte Arial 12 negrito.
O uso das citações diretas e indiretas devem seguir as normas da ABNT. E o artigo deve conter no mínimo 20 laudas e no máximo 30 laudas com as referências.
O artigo deverá vir acompanhado de um resumo em português e outro em inglês com título, contendo no máximo dez linhas e quatro a cinco palavras-chave.

B) Relatos de Experiência:
Os relatos de experiência devem estar adequados ao tema proposto no presente Dossiê, ou tangenciar práticas educativas ligadas à Educação Ambiental em áreas costeiras, contemplando projetos de extensão/ensino/pesquisa.
Poderão ser submetidos relatos de experiências de 10 a 15 páginas, incluindo a bibliografia.
O trabalho deverá ser apresentado em formato eletrônico (doc. docx), configurando a página para o tamanho de papel A4, com orientação retrato, margem superior e esquerda igual a 3 cm, inferior e direita igual a 2 cm.
Deverá ser utilizada a fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 em todo o texto, parágrafo de 1,25 cm, alinhamento justificado, à exceção do título.
O título do relato de experiência deverá ser apresentado em português e em idioma estrangeiro. Deverá ser centralizado, escrito em letras maiúsculas, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14. Se houver subtítulo, o mesmo deverá estar em letras minúsculas.
A identificação do (a)(s) autor (a)(as)(es) do texto deverá estar abaixo do título e ser seguida de nota de rodapé, com titulação, curso, unidade e endereço eletrônico de cada autor.
O uso das citações diretas e indiretas, se houverem, deverão seguir as normas da ABNT, assim como as imagens, tabelas e gráficos.
As notas de rodapé, quando existirem, deverão ser numeradas automaticamente em algarismos arábicos em ordem crescente.
As referências bibliográficas citadas no interior do texto, bem como as apresentadas ao final do artigo, deverão também obedecer à normatização da ABNT.

C) Entrevistas:
As entrevistas, de até 10 páginas, deverão ser inéditas, dando destaque a importantes expoentes e debates relativos ao tema proposto no presente Dossiê, incluindo notas e referências.
O trabalho deve ser apresentado em formato eletrônico (doc. docx.), configurando a página para o tamanho de papel A4, com orientação retrato, margem superior e esquerda igual a 3 cm, inferior e direita igual a 2 cm.
Deverá ser utilizada a fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 em todo o texto, parágrafo de 1,25 cm, alinhamento justificado, à exceção do título.
O título da entrevista deverá ser apresentado em português e em idioma estrangeiro. Deverá ser centralizado, escrito em letras maiúsculas, em negrito, fonte Arial, tamanho 14. Se houver subtítulo, o mesmo deverá estar em letras minúsculas.
A identificação do (a)(s) autor (a) (as) (es) do texto deverá estar abaixo do título e ser seguida de nota de rodapé, com titulação, curso, unidade e endereço eletrônico de cada autor.
Deverá ser enviado à comissão do presente Dossiê a autorização da entrevista demonstrando comum acordo para publicação da mesma por parte do entrevistado

D) Trabalhos Fotográficos:
Poderão ser submetidas sessões de trabalhos fotográficos relativas ao tema do Dossiê, com até 5 fotos, com resolução mínima de 300 dpi. Cada fotografia deverá ser disposta em página A4, margem superior e esquerda igual a 3 cm, inferior e direita igual a 2 cm.
Deverá ser elaborado um resumo científico de até 15 linhas em fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, seguido pelas palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco) para indexação, com alinhamento justificado, separadas por ponto, seguidas de inicial maiúscula.
Serão publicadas apenas duas sessões de trabalhos fotográficos no dossiê.

Informações importantes:
Data limite para submissão de artigos: 19 de outubro de 2020.
Publicação: Primeira quinzena de dezembro de 2020.
Normas para publicação: https://periodicos.furg.br/ambeduc/about/submissions


Flag Counter