<b>Experiências de consumo de crianças de diferentes contextos socioeconômicos retratadas em desenhos<\b>

Autores

  • Altamir da Silva Souza
  • Israel Nunes Fernandes
  • Fernando dos Santos Alves

Palavras-chave:

estudos culturais, sociedade de consumo, marketing, crianças

Resumo

As elevadas expectativas de consumo recebem críticas por estimularem o consumo desenfreado e por, potencialmente, atingirem crianças de famílias sem poder aquisitivo. Neste trabalho, de caráter qualitativo, investigamos experiências de consumo de crianças originárias de contextos socioeconômicos distintos. Selecionamos duas turmas da segunda série inicial de uma escola pública e outra privada, que julgamos representar, respectivamente, contextos de renda mais baixa e mais alta. Sugerimos às crianças que desenhassem uma experiência de consumo “legal” e outra “ruim”, e depois pedimos que falassem sobre os desenhos. Mediante a análise do material coletado, constatamos que: as crianças da escola privada desenharam sobre a satisfação de comprar produtos e serviços de diferentes ramos de atividade, bem como a insatisfação de permanecerem em filas e terem pedidos de compra negados pelos pais; já as crianças de escola pública retrataram, basicamente, experiências positivas de compras em lojas de gêneros alimentícios, situações ruins estavam ligadas a pedidos de compra negados pelos pais e a insatisfação de terem que comprar cigarros e bebida alcoólica para estes, além de situações em que se depararam com alguma forma de violência. Entendemos que os desenhos revelam diferenças em relação à influência dos mecanismos e espaços de mercado disponíveis que estimulam o consumo.

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Publicado

2012-03-30

Como Citar

da Silva Souza, A., Nunes Fernandes, I., & dos Santos Alves, F. (2012). &lt;b&gt;Experiências de consumo de crianças de diferentes contextos socioeconômicos retratadas em desenhos&lt;\b&gt;. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 14(2), 63–72. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/2511

Edição

Seção

Artigos