A influência interpessoal e o engajamento na prática de esportes <BR> Interpersonal influence and engagement with a sports practice

Autores

  • Wagner Junior Ladeira Universidade do Vele do Rio dos Sinos (UNISINOS).
  • Tito Luciano Hermes Grillo Mestrando em Administração e Negócio na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Programa de Pós-graduação em Administração; PUCRS/FACE/PPGAd/MAN.
  • Fernando de Oliveira Santini Professor na Faculdade SENACRS; Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Programa de Pós-graduação em Administração; PUCRS/FACE/PPGAd/MAN.
  • Clecio Falcão Araujo Mestrando em Administração e Negócio na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Programa de Pós-graduação em Administração; PUCRS/FACE/PPGAd/MAN

Resumo

Fenômenos de engajamento no esporte têm detido a atenção de diversos gestores e pesquisadores da área de marketing em função dos benefícios de comportamento consumo contínuo e dedicação ao objeto de engajamento que consumidores engajados manifestam; e que beneficiam notavelmente serviços vinculados à prática do esporte. Buscando atender a uma demanda por um entendimento mais, o objetivo deste artigo é analisar a influência interpessoal como antecedente do engajamento em práticas esportivas. Um modelo foi proposto e testado, por meio de equações estruturais, associando os construtos de influência interpessoal (especificamente, a influência normativa e a influência informacional) ao engajamento do indivíduo. Os resultados favorecem a influência informacional como antecedente de maior efeito, o que possibilita inferências para pesquisas e ações de gestão de empreendimentos vinculados à prática de esporte (como academias e locação de equipamentos esportivos).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Junior Ladeira, Universidade do Vele do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado na área de Gestão de Tecnologia e Inovação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). É professor na Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É também professor de pós-graduação do Centro Universitário La Salle e da Faculdade de Tecnologia Senac-RS. Tem quase cem artigos publicados em períodicos e congressos e experiência na área de Administração, com ênfase em marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa quantitativa, gestão estratégica, marketing e projeto de pesquisa.

Downloads

Publicado

2014-07-15

Como Citar

Ladeira, W. J., Grillo, T. L. H., Santini, F. de O., & Araujo, C. F. (2014). A influência interpessoal e o engajamento na prática de esportes &lt;BR&gt; Interpersonal influence and engagement with a sports practice. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 17(2), 37–48. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3823

Edição

Seção

Artigos