A influência interpessoal e o engajamento na prática de esportes
Interpersonal influence and engagement with a sports practice

Wagner Junior Ladeira, Tito Luciano Hermes Grillo, Fernando de Oliveira Santini, Clecio Falcão Araujo

Resumo


Fenômenos de engajamento no esporte têm detido a atenção de diversos gestores e pesquisadores da área de marketing em função dos benefícios de comportamento consumo contínuo e dedicação ao objeto de engajamento que consumidores engajados manifestam; e que beneficiam notavelmente serviços vinculados à prática do esporte. Buscando atender a uma demanda por um entendimento mais, o objetivo deste artigo é analisar a influência interpessoal como antecedente do engajamento em práticas esportivas. Um modelo foi proposto e testado, por meio de equações estruturais, associando os construtos de influência interpessoal (especificamente, a influência normativa e a influência informacional) ao engajamento do indivíduo. Os resultados favorecem a influência informacional como antecedente de maior efeito, o que possibilita inferências para pesquisas e ações de gestão de empreendimentos vinculados à prática de esporte (como academias e locação de equipamentos esportivos).

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


SINERGIA, ISSN eletrônico: 2236-7608 / ISSN impresso: 0102-7360, Rio Grande, Brasil

.......

Indexadores

PROPESQ PROPESQ Genamics JournalSeek PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ AmeliCA