A questão da confiança na TCT e nos estudos de redes sociais: aproximações e contradições.

Wagner Junior Ladeira, Clecio Falcão Araujo, Jaciane Cristina Costa

Resumo


O campo dos estudos da estratégia contempla várias abordagens teóricas que tentam explicar diversos fenômenos. Duas dessas abordagens trazem aproximações e contradições em seus estudos: a teoria dos custos de transação (TCT) e os estudos de redes sociais. Nestas duas abordagens um tema que se mostra interessante para estudo é o da confiança nas relações de negócios, pois as duas visões associam a confiança à estrutura social. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo identificar as aproximações e contradições da TCT e dos estudos de redes sociais no que tange a questão da confiança. Na abordagem TCT, os trabalhos de Williamson (1979, 1983, 1985, 1996) foram analisados e nos estudos de redes sociais, a abordagem da sociologia econômica foi privilegiada, através das leituras dos trabalhos de Granovetter (1984, 1985, 1992). Os pressupostos desenvolvidos por Oliver Williamson e Mark Granovetter das transações abrem um espaço para relacionar os modelos econômicos e modelos de redes sociais. Neste artigo foram encontradas três aproximações e contradições. Apesar das dificuldades relativas à tentativa de utilizar uma mesma linguagem de interação das duas obras retoma-se por fim o ponto positivo, de ter sido feito um exercício intelectual, podendo propiciar um amadurecimento de idéias e posições sobre a obra dos dois autores.

Palavras-chave


Confiança; Teoria dos custos de transação (TCT); redes sociais

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SINERGIA, ISSN eletrônico: 2236-7608 / ISSN impresso: 0102-7360, Rio Grande, Brasil

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