Custo do cesto de produtos básicos de consumo popular

Elmo Swoboda, Guillermo Enrique Dawson Júnior

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar comparativamente a evolução do Custo do Cesto de Produtos Básicos de Consumo Popular (CCPBCP) do Município de Rio Grande, no período de vinte meses decorridos de janeiro de 1989 a agosto de 1990. Na análise comparativa do custo do cesto, foram utilizados oito indicadores. São eles:
- CCPBCP do Município de Porto Alegre
- CCPBCP do Município de Pelotas
- CCPBCP do Município de São Gabriel
- Índice de Preços ao Consumidor – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IPC/IEPE)
- Índice de Preços ao Consumidor -- Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do sul (IPC/IEPE)
- IPC/IBGE restrito ao grupo alimentação
- IPC/IEPE restrito ao grupo alimentação
- Salário Mínimo
Todos os indicadores que se apresentavam sob forma de valores em moeda corrente foram transformados em números – índices, com a finalidade de homogeneizar o trabalho. Todos os índices foram trabalhados com análise de variância, análise de correlação e com o teste de significância dos coeficientes de correlação.
No transcorrer do trabalho ficou bem claro que o CCPBCP é um ótimo indicador econômico para o município do Rio Grande, nas áreas de higiene e alimentação. Também verificou-se que IPC/IEPE é muito bem aceito no Rio Grande. Por último ficou evidente que houve uma perda do poder aquisitivo do Salário Mínimo com relação aos produtos do cesto básico em três das quatro cidades estudadas.

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


SINERGIA, ISSN eletrônico: 2236-7608 / ISSN impresso: 0102-7360, Rio Grande, Brasil

.......

Indexadores

PROPESQ PROPESQ Genamics JournalSeek PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ AmeliCA