A LEI 12.723/2012 E O COMÉRCIO DE FRONTEIRA: ESTUDO DE CASO NO EXTREMO SUL DO BRASIL

Autores

  • Isabel Teresinha Dutra Soares Universidade Federal de Santa Maria doutoranda
  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria professora associada
  • Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga Universidade Federal de Santa Maria professora adjunta

Palavras-chave:

Lojas Francas, Faixa de Fronteira do Rio Grande do Sul, Internacionalidade.

Resumo

A Lei 12.723/2012, conhecida como a Lei dos Free Shops, trouxe em seu escopo uma situação nova para vinte seis cidades brasileiras caracterizadas como cidades gêmeas: a abertura de lojas. No campo teórico da economia de duty free shopping, o objetivo do presente estudo foi identificar as expectativas dos líderes lojistas sobre a Lei em duas cidades, ambas situadas no extremo sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul: Chuí e Jaguarão. Em uma pesquisa qualitativa, por meio de um questionário semiestruturado, foram entrevistados os líderes do comércio de cada um dos dois municípios. Ficou evidenciado que são esperados impactos positivos sobre a sociedade, que a futura abertura das lojas duty free do lado brasileiro deverá trazer aumento de emprego e renda, abertura de novos empreendimentos, igualdade de condições entre as cidades gêmeas, mas que seguem existindo dificuldades nos municípios envolvidos e faltam instruções normativas por parte da Receita Federal do Brasil. As limitações do estudo ocorreram especialmente pela falta de uma abordagem sobre a influência da flutuação da moeda no comércio de fronteira. O estudo agregou conhecimento teórico sobre a futura abertura dos free shops, um tema ainda pouco explorado academicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Teresinha Dutra Soares, Universidade Federal de Santa Maria doutoranda

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Administração - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio). Especialista em Negócios Internacionais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Administração - Unisinos. Graduada em Letras Português./Inglês e com as Respectivas Literaturas - Unisinos. Professora assistente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem experiência na área de Administração. Foi gerente de exportação na Bettanin Industrial S.A., internacionalizando a empresa em 35 países. Atua principalmente nos seguintes temas: Negócios Internacionais, Sustentabilidade, Comércio Exterior, Logística, Marketing: canal de distribuição e Negociação.

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria professora associada

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria e chefe substituta do Departamento de Ciências Administrativas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing e negócios internacionais

Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Universidade Federal de Santa Maria professora adjunta

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), Licenciatura Plena Em Matemática - Centro Universitário Franciscano (1984), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na gestão pública universitária e atua na área de administração, com ênfase em gestão de pessoas, gestão pública, agronegócios, sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e aprendizagem social.

Downloads

Publicado

2017-02-07

Como Citar

Soares, I. T. D., Scherer, F. L., & Madruga, L. R. da R. G. (2017). A LEI 12.723/2012 E O COMÉRCIO DE FRONTEIRA: ESTUDO DE CASO NO EXTREMO SUL DO BRASIL. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 20(2), 9–22. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/5266

Edição

Seção

Artigos