Percepção de gestores sobre as mudanças climáticas e a vulnerabilidade socioambiental nos parques nacionais brasileiros

Autores

  • Diesse Aparecida de Oliveira Sereia Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-1826-1650
  • Karlen Rodrigues Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - Paraná, Brazil. https://orcid.org/0000-0001-6152-0075
  • Erich Arnold Fischer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS, Departamento de Biologia. https://orcid.org/0000-0001-8722-9876

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15751

Palavras-chave:

Áreas Protegidas. Educação Ambiental. MAXQDA 2020.

Resumo

As áreas protegidas são reconhecidas como um dos únicos locais adequados para a conservação da biodiversidade e mitigação das mudanças climáticas. Este estudo tem como objetivo investigar as percepções dos gestores de Parques Nacionais Brasileiros, abordando questões ambientais, vulnerabilidades decorrentes das mudanças climáticas e identificando os principais conflitos socioambientais enfrentados na gestão dessas áreas. Para a coleta dos dados, um questionário semiestruturado foi enviado para gestores de todo o Brasil. As respostas foram avaliadas com base na análise de conteúdo. Os resultados proporcionaram uma visão abrangente e representativa das percepções dos gestores e podem servir como subsídio para a elaboração de ações de Educação Ambiental crítica e participação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diesse Aparecida de Oliveira Sereia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Biologia Comparada, Graduação em Ciências Biológicas.

Karlen Rodrigues, Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - Paraná, Brazil.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (2021) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Ciências Biológicas (2017-2018) e Bolsista do Programa Residência Pedagógica (2018-2020). Atuou como Ecovoluntária no Zoológico Unisep - Dois Vizinhos - PR, (2019-2020) onde desenvolveu atividades de Educação Ambiental. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá e voluntária ICMBIO na elaboração do Projeto Político Pedagógico mediado pela Educação Ambiental (PPPEA) do Parque Nacional do Iguaçu. Participa dos projetos de pesquisa Seminare: Grupo de Estudo, Pesquisa e Disseminação do Ensino de Ciências e Biologia e da Educação Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá e; Ecologia: pesquisa, sustentabilidade e educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

Erich Arnold Fischer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS, Departamento de Biologia.

Biólogo e doutor em ecologia pela Universidade Estadual de Campinas; Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (atual), Professor Visitante da Universidade Federal do Amazonas (1995 e 1996), Docente Programa de Pós-Graduação em Botânica, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2013-2021); Docente Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação - UFMS (atual); e Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal - UFMS (atual). Interesse em temas de ecologia (interações entre espécies, comunidades, distribuição geográfica, diversidade biológica, conservação, socioecologia), botânica (biologia reprodutiva de plantas), zoologia (biologia e biogeografia de morcegos), e história natural

Referências

ARRUDA, Gerardo Clésio Maia; FEDEL, Ivone Rosana. Unidades de conservação ambiental no Estado do Ceará: implantação e sustentabilidade. Veredas do Direito: Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, v. 17, n. 37, p. 213-239, 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Almeidina Brasil, 2011.

BEROYA-EITNER, Mary Antonette. Ecological vulnerability indicators. Ecological Indicators, v. 60, p. 329-334, 2016.https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2015.07.001

BONACIC, Cristiano et al. The Importance of Protected Areas in Mitigating Climate Change and Conserving Ecosystems in Latin America and the Caribbean. In: BEHNASSI, Mohamed; GUPTA, Himangana; BAIG, Mirza Barjees; NOORKA, Ijaz Rasool (eds). The Food Security, Biodiversity, and Climate Nexus. Springer, Cham, 2022. https://doi.org/10.1007/978-3-031-12586-7_3

BOTELHO, Eloise Silveira; RODRIGUES, Camila Gonçalves de Oliveira. Inserção das iniciativas de base comunitária no desenvolvimento do turismo em parques nacionais. Caderno Virtual de Turismo, v. 16, n. 2, p. 280-295, 2016. http://dx.doi.org/10.18472/cvt.16n2.2016.1202

BRASIL. Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente. Brasília, 1981. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm. Acesso em: 14 jun. 2023.

BRASIL. Lei n. 9795 - 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, 1999.

BRASIL. Lei nº 9.985, de 18 de Julho de 2000. Regulamenta o artigo 225, § 1º,

incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de

Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Ministério do

Meio Ambiente, Brasília. Disponível em:http://www.mma.gov.br/port/sbf/dap/doc/snuc.pdf.Acesso: 14 jun. 2023.

BRYER, Jason; SPEERSCHNEIDER, Kimberly. "Package ‘likert’." Likert: Analysis and Visualization Likert Items (1.3. 5)[Computer software]. Available online at: https://CRAN. R-project. org/package= likert, 2016.

CARVALHO, EnyedjaKerlly Martins de Araújo; SILVA, Mônica Maria Pereira da; CARVALHO, José Ribamar Marques de. Percepção ambiental dos diferentes atores sociais de Vieirópolis, PB. Qualit@S, v. 13, n. 1, p. 1-11, 2012.

CAZALIS, Victor; PRÉVOT, Anne-Caroline. Are protected areas effective in conserving human connection with nature and enhancing pro-environmental behaviours? Biological Conservation, v. 236, p. 548-555, 2019. https://doi.org/10.1016/j.biocon.2019.03.012

CBD. Zero draft of the post-2020 global biodiversity framework. CBD/WG2020/2/3. 2020. https://www.cbd.int/doc/c/efb0/1f84/a892b98d2982a829962b6371/wg2020-02-03-en.pdf

FAITH, Daniel P. et al.Evosystem services: an evolutionary perspective on the links between biodiversity and human well-being. Current Opinion In Environmental Sustainability, v. 2, n. 1-2, p. 66-74, 2010. https://doi.org/10.1016/j.cosust.2010.04.002.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 5. ed. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2021.

GARCÍA-FRAPOLLI, Eduardo et al. Different Approaches Towards the Understanding of Socio-Environmental Conflicts in Protected Areas. Sustainability, v. 10, n. 7, p. 1-17, 2018. http://dx.doi.org/10.3390/su10072240.

GELDMANN, Jonas et al. Essential indicators for measuring site‐based conservation effectiveness in the post‐2020 global biodiversity framework. Conservation Letters, v. 14, n. 4, p. 1-9, 2021. https://doi.org/10.1111/conl.12792.

GONZAGA, Magnus José Barros. O naturalismo presente na visão de professores sobre meio ambiente e as marcas da Educação Ambiental conservadora. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea), v. 11, n. 1, p. 54-65, 2016. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.1903

GUPTA, Ajay K. et al. Mapping socio-environmental vulnerability to climate change in different altitude zones in the Indian Himalayas. EcologicalIndicators. V 109, n.105787, 2020. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecolind.2019.105787

HASSLER, Márcio Luís. A importância das Unidades de Conservação no Brasil. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 17, n. 33, p. 79-89, 2005.

HOEFFEL, João Luiz; FADINI, Almerinda Antonia Barbosa. Percepção Ambiental. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antônio (org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Volume 2. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. 2007. p. 253-262.

LEFF, Enrique. Complexidade, interdisciplinaridade e saber ambiental. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 2, p.309-335, 2011.

LEMES, Priscila; LOYOLA, Rafael Dias. Mudanças climáticas e prioridades para a conservação da biodiversidade - Climatechangeandpriorities for biodiversityconservation. Revista de Biologia Neotropical, v. 11, n. 1, p. 47-57, 2015. https://doi.org/10.5216/rbn.v11i1.30699

MADEIRA, Pollylian Assis et al. A importância da Educação Ambiental em Unidades de Conservação. Revista Mythos, v. 10, n. 2, p. 24-31, 12 set. 2019. https://doi.org/10.36674/mythos.v10i2.228

MATHEUS, Fabrício Scarpeta. The role of forests and protected areas in climate change mitigation: a review and critique of the ecosystem services and redd+ approaches. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 46, p. 23-36, 2018. 10.5380/dma.v46i0.54187

MELILLO, Jerry M. et al. Protected areas’ role in climate-change mitigation. Ambio, v. 45, n. 2, p. 133-145, 16 out. 2015. http://dx.doi.org/10.1007/s13280-015-0693-1.

MMA - Ministério do Meio Ambiente. Painel Unidades de Conservação Brasileiras. 2023. Disponível em: https://cnuc.mma.gov.br/powerbi. Acesso em: 23 jun. 2023.

PANDEY, Rajiv; KALA, ,Sparsh; PANDEY, Vishnu Prasad. Assessing climate change vulnerability of water at household level. Mitig Adapt Strateg Glob Change, v. 20, p. 1471–1485, 2015. https://doi.org/10.1007/s11027-014-9556-5

PINTO, Geraldo Estevo; PIRES, André; GEORGES, Marcos Ricardo Rosa. O Antropoceno e a mudança climática: a percepção e a consciência dos brasileiros segundo a pesquisa ibope. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 54, p. 1-25, 2020. http://dx.doi.org/10.5380/dma.v54i0.67833

PINTO, Vicente Paulo dos Santos; GUIMARÃES, Mauro. A Educação Ambiental no contexto escolar: temas ambientais locais como temas geradores diante das questões socioambientais controversas. Revista de Geografia - PPGEO - UFJF, v. 7, n. 2, p. 149-162, 28 set. 2017. https://doi.org/10.34019/2236-837X.2017.v7.18064

QUINTAS, José Silva; OLIVEIRA, Maria José Gualda. A formação do Educador para atuar no Processo de Gestão Ambiental. Ibama, Brasília, p. 1-9, 1995.

QUINTAS, José Silva. PEA, DSP E Intencionalidade pedagógica: percepção ingênua ou desvelamento da realidade? Pesquisa em Educação Ambiental, v.11, n.2 , p. 36-45, 2016.

SANTOS, Marcos Aurélio Perroni dos. A percepção ambiental como ferramenta estratégica de gestão em Unidades de Conservação. Revista Eletrônica Uso Público em Unidades de Conservação, Niterói, v. 8, n. 13, p. 42-50, 2020.

SALDAÑA, Johnny. The Coding Manual for Qualitative Researchers (3rd ed.). Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, Inc. 2015.

SCHEIDEL, Arnim et al. Environmental conflicts and defenders: a global overview. Global Environmental Change, v. 63, 102104, 2020. https://doi.org/10.1016/j.gloenvcha.2020.102104.

TEIXEIRA, Thais Helena et al. As Unidades de Conservação de Uso Sustentável no Bioma Amazônico: dilemas e perspectivas para o desenvolvimento sustentável. Revista Portuguesa de Estudos Regionais, n. 46, p. 71-89, 2017.

THIAULT, Lauricet al. Mapping social-ecological vulnerability to inform local decision making. Conservation Biology, v. 32, n. 2, p. 447-456, 2018. https://doi.org/10.1111/cobi.12989.

TRANQUILLI, Sandra et al. Protected Areas in Tropical Africa: assessing threats and conservation activities. Plos One, v. 9, n. 12, e114154, 2014. Public Library of Science (PLoS). http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0114154.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: DIFEL, 1980.

TURNER, B. L. et al. A framework for vulnerability analysis in sustainability science. Proceedings Of The National Academy Of Sciences, v. 100, n. 14, p. 8074-8079, 2003. https://doi.org/10.1073/pnas.1231335100.

UNEP-WCMC, & IUCN. Protected Planet: The World Database on Protected

Areas (WDPA) and World Database on Other Effective Area-based Conservation Measures

(WD-OECM) [Online]. Cambridge, UK: UNEP-WCMC and IUCN, September 2022.

VILLA, Ferdinando; MCLEOD, Helena. Environmental Vulnerability Indicators for Environmental Planning and Decision-Making: guidelines and applications. Environmental Management, v. 29, n. 3, p. 335-348, 2002. http://dx.doi.org/10.1007/s00267-001-0030-2.

WATSON, James E. M. et al. The performance and potential of protected areas. Nature, v. 515, n. 7525, p. 67-73, 2014. https://doi.org/10.1038/nature13947.

WITT, Julia Rovena; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; ANELLO, Lúcia de Fátima Socoowski de. Vivências em Educação Ambiental em unidades de conservação: caminhantes na trilha da mudança. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 30, n. 1, p. 83-101, 2013.

WHYTE, Anne. Guidelines for field studies in environmental perception. Unesco, 1977.

ZHENG, Yaominet al. Assessing the ecological vulnerability of protected areas by using Big Earth Data. International Journal Of Digital Earth, v. 14, n. 11, p. 1624-1637, 2021.https://doi.org/10.1080/17538947.2021.1962995.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Sereia, D. A. de O., Rodrigues, K. ., & Fischer, E. A. . (2023). Percepção de gestores sobre as mudanças climáticas e a vulnerabilidade socioambiental nos parques nacionais brasileiros. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(3), 36–57. https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15751