Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico

Autores

  • Lara de Oliveira Carvalho Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Ana Maria Souza dos Santos Moreau Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Romari Alejandra Martinez Montaño Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14394

Palavras-chave:

Ações Socioambientais, Educação Ambiental, Meio Ambiente

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender as concepções e conhecimentos dos estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente matriculados na disciplina Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (SND), referentes ao processo de construção do sujeito ecológico. A referida pesquisa é considerada como qualitativa e exploratória. A amostra representativa dos pós-graduandos foi composta por vinte discentes e a ferramenta utilizada para o levantamento realizado foi um questionário anônimo online através do Google Forms, categorizado mediante uma Escala Likert. Os resultados obtidos mostram que mesmo sendo indivíduos com alto nível de formação teórica em ciências ambientais, os pós-graduandos mantêm uma valoração instrumental do meio ambiente. É relevante destacar a necessidade e importância da inclusão da educação ambiental na vida cotidiana das pessoas e em todos os níveis de ensino como forma de aumentar a significância ética da natureza dos indivíduos. Há a necessidade de conhecer as semelhanças e contrastes nas opiniões de discentes das ciências ambientais com relação à temática explorada, pois é deles que se esperam maiores atitudes em prol do meio ambiente em busca de um maior número de sujeitos ecológicos.

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Biografia do Autor

Lara de Oliveira Carvalho, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Engenheira Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Pós-Graduanda em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB. 

Ana Maria Souza dos Santos Moreau, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola de Agronomia da UFBA (1991), Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (1995), Doutorado e Pós Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2001 e 2010, respectivamente).

Romari Alejandra Martinez Montaño, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Possui graduação em Ciências Biológicas - Universidad Simón Bolivar (1996), especialização em Biologia da Conservação - Chicago Training Consortium (1996) e doutorado em Ciências Biológicas - Universidad de Buenos Aires (2003). Realizou estágio pós doutoral como Visiting Scholar na New York University (2012-2014). É professora plena da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, Bahia.

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

de Oliveira Carvalho, L., Souza dos Santos Moreau, A. M., & Martinez Montaño, R. A. (2023). Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(2), 78–103. https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14394