As ecologias de Boaventura no acionar dos plantadores de árvores em práticas de protagonismo ambiental

Autores

  • Fabio Nascibem Prefeitura Municipal de Monte Alto Programa Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática - PECIM/UNICAMP https://orcid.org/0000-0002-6465-0980
  • Alessandra Aparecida Viveiro Faculdade de Educação - UNICAMP
  • Oswaldo Gonçalves Junior Faculdade de Ciências Aplicadas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14222

Palavras-chave:

ecologias, monoculturas, plantadores de árvores, protagonismo ambiental, racionalidade ambiental

Resumo

Os valores da sociedade ocidental e capitalista parecem estar levando o ambiente ao colapso. Neste cenário pouco animador, verifica-se que pessoas têm lançado mão de ações de protagonismo ambiental, plantando árvores em diferentes espaços. Olhando para isso, lançamos a questão: Práticas de protagonismo ambiental relacionadas à arborização realizadas por diferentes atores sociais estão inseridas em uma racionalidade ambiental? Assim, nosso objetivo foi investigar práticas de protagonismo ambiental de atores sociais, compreendendo quais são os seus elementos motivacionais, saberes e fazeres envolvidos. Metodologicamente, nos pautamos em histórias orais. Os principais resultados sinalizam a relação entre a motivação central dos plantadores com a sensação de pertencimento à causa de plantar e que o entendimento das relações entre saberes e fazeres parecem ser importante. Tais apontamentos constituem indícios de uma racionalidade ambiental.

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Biografia do Autor

Fabio Nascibem, Prefeitura Municipal de Monte Alto Programa Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática - PECIM/UNICAMP

Licenciado em Química pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Mestre e Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Monte Alto-SP. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Ensino de Ciências e Educação Ambiental - ECiEA (Unesp/Unicamp).

Alessandra Aparecida Viveiro, Faculdade de Educação - UNICAMP

Licenciada em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Unesp. Professora da Faculdade de Educação e do PECIM/Unicamp. Coordenadora dos Grupos ECiEA (Unesp/Unicamp) e Formar-Ciências (Unicamp).

Oswaldo Gonçalves Junior, Faculdade de Ciências Aplicadas - UNICAMP

Bacharel e Licenciado em História (USP), Mestre em Educação (USP), Doutor em Administração Pública e Governo (FGV), com Pós-doutorado pela Columbia University. Professor Livre-Docente na área de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas e Coordenador do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA) - Unicamp. Membro-fundador do Observatório de Políticas Públicas (Laboratório de Estudos do Setor Público - LESP). Presidente do Comitê Ad-hoc de Certificação das Unidades e Órgãos da Unicamp (Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário - PRDU).

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

Nascibem, F., Viveiro, A. A., & Junior, O. G. (2023). As ecologias de Boaventura no acionar dos plantadores de árvores em práticas de protagonismo ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(2), 351–371. https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14222