Os paradoxos do covid-19 e a ação da educação ambiental:

ante imprevisibilidades e incertezas

Autores

  • Aloísio Ruscheinsky Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. São Leopoldo/RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13967

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Pandemia, Incertezas, Paradoxos

Resumo

A realidade histórica tende a ser compreendida como uma construção social, com significados objetivos e subjetivos, como é o caso dos projetos de educação ambiental e do Covid-19. Esta pandemia aponta limites e possibilidades, a nossa interdependência com os outros e a natureza. O objetivo do texto consiste em trazer à luz uma abordagem dos propósitos para a educação ambiental, diante do caos, das incertezas e das mudanças socioculturais. O fenômeno em destaque atesta de maneira paradigmática a relevância do sistema de proteção social, o intercâmbio com o bem-estar ambiental, bem como a extensão e intensidade das incertezas que afligem os cidadãos ante as transformações tecnológicas em curso. Uma boa parte do texto está dedicada ao delineamento de aspectos considerados importantes, como uma prospecção, para uma educação ambiental numa perspectiva pós-pandêmica.

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Biografia do Autor

Aloísio Ruscheinsky, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. São Leopoldo/RS

Doutor em Sociologia pela USP. Professor jubilado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Pesquisa sociedade e ambiente., desigualdades e políticas públicas.

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

Ruscheinsky, A. (2022). Os paradoxos do covid-19 e a ação da educação ambiental:: ante imprevisibilidades e incertezas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(1), 284–306. https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13967