(Re)direcionamentos e perspectivas curriculares da Educação Ambiental e Alimentação Saudável em uma escola no município de Serra do Ramalho – BA

Autores

  • Simone Teles da Silva Santos GEPET/TSPPP/UNEB https://orcid.org/0000-0002-7016-1163
  • Heron Ferreira Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF BAIANO Campus Serrinha

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12553

Palavras-chave:

Educação Ambiental., Alimentação Escolar., Horta escolar.

Resumo

Esta pesquisa analisa o processo educativo escolar a partir da relação entre as políticas de Educação Ambiental e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tendo como referência as percepções, ações e práticas dos sujeitos envolvidos. Adota-se a abordagem qualitativa, utilizando-se a observação participante e entrevistas semiestruturadas como instrumentos para a coleta de informações. Para a análise dos dados, faz-se uso da análise de conteúdo. O estudo demonstra a importância central adquirida pela horta escolar nas práticas educativas da Educação Ambiental, mobilizando temáticas como alimentação saudável e segurança alimentar. Enquanto isso, as pistas apresentadas no PNAE sobre a discussão de alimentação saudável na perspectiva da prática educativa na escola só têm efetivamente se concretizado a partir das ações de Educação Ambiental e do projeto de horta escolar.

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Biografia do Autor

Simone Teles da Silva Santos, GEPET/TSPPP/UNEB

Mestra em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC / UNEB. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios - GEPET / UNEB. Integrante do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico – TSPPP / UNEB. Especialista em Inovação Social com ênfase em Economia Solidária e Agroecologia (IF BAIANO). Licenciada em Pedagogia (UNEB).

Heron Ferreira Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF BAIANO Campus Serrinha

Professor do Programa de Mestrado em Rede em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / IF BAIANO. Licenciado em Geografia (UNEB). Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Doutor em Educação (Unicamp). Pós-Doutor em Educação e Contemporaneidade (UNEB). ocial.

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

Teles da Silva Santos, S., & Ferreira Souza, H. (2022). (Re)direcionamentos e perspectivas curriculares da Educação Ambiental e Alimentação Saudável em uma escola no município de Serra do Ramalho – BA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(1), 153–177. https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12553