A RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM O ENSINO REMOTO NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v25i1.15510

Resumo

O objetivo deste artigo foi compreender os desafios e as possibilidades que permearam as práticas pedagógicas conduzidas por professores de Educação Física de escolas públicas e privadas do município do Rio de Janeiro no ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com suporte da Análise de Conteúdo, que examinou as respostas de oito docentes que atuaram com ensino remoto no segundo segmento do ensino fundamental. Os resultados mostraram que os desafios e potencialidades incidiram sobre a Relação teoria e prática; a Interação professor-aluno; a Participação e motivação dos alunos nas aulas; o Uso das tecnologias nas aulas de Educação Física; as Dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conhecimento em Educação Física. Os professores apontaram que a inserção da tecnologia por um lado facilitou a comunicação entre professores e alunos, mas, também, foi uma barreira, pois parte dos alunos das escolas públicas não possuíam equipamentos ou conectividade para acompanhar as aulas. A Educação Física, por ser um componente curricular que mantém uma relação mais direta com o corpo em movimento, teve maiores dificuldades que as demais, uma vez que a dinâmica das aulas remotas as tornou excessivamente conceituais, bem como as aulas ficaram sem a interação típica das presenciais devido ao ambiente virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Siqueira Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Membro do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF).

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atua no curso de Licenciatura em Educação Física e nos cursos de Mestrado em Educação Física. É líder do LECPEF (Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física).

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professor do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino, do Instituto de Educação da UFRRJ.  Professor da UFRRJ no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEduc) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Vice-líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF) e Líder do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF). 

Downloads

Publicado

22-02-2024

Como Citar

Siqueira Santos, A., Luz Moura, D., & Martins, R. L. D. R. (2024). A RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM O ENSINO REMOTO NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS. Revista Didática Sistêmica, 25(1), 151–167. https://doi.org/10.14295/rds.v25i1.15510