Uma história paulista do Brasil

identidade regional e história nacional no manual didático A Linda História de Meu País

Autores

  • Flávio Giarola CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i27.13315

Palavras-chave:

identidades, livro didático, história

Resumo

Nosso artigo analisa o manual didático A Linda História de Meu País, de César Martinez, publicado em 1929. Nosso objetivo é perceber como o autor procurou colocar São Paulo como protagonista da história nacional e como sinônimo do progresso do Brasil. Para isso, utilizou símbolos como os bandeirantes, para defender o papel dos paulistas na construção da nação; valorizou personagens e fatos históricos de São Paulo, em detrimento de outros tradicionalmente expostos na história escolar; e, ao falar do presente, defendeu o estado como centro do desenvolvimento da nação. Em contrapartida, afirmou que seu livro era voltado para o patriotismo e para a valorização da nacionalidade. Concluímos que na obra ocorre a convivência de duas identidades, a regional e a nacional, que o autor buscou, ao invés de polarizá-las, conciliá-las de forma que  a paulistanidade fosse vista como condutora da nacionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Giarola, CEFET-MG

Possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Mestre em História pela Universidade Federal de São João Del-Rei, com a dissertação "As representações da mão-de-obra: escravos, imigrantes e trabalhadores nacionais nos discursos dos políticos sanjoanenses (1871-1889)". Doutor em história pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a tese "Do 'triunfo nos trópicos' ao 'fim da civilização': 'raça', história e nacionalidade na perspectiva dos intelectuais monarquistas-católicos (1889-1917)". É professor efetivo de História, com dedicação exclusiva, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus V (Divinópolis), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Referências

ABBEG, Valter André Jonathan Osvaldo. Pro Brasilia Fiant Eximia: paulistanidade impressa em livros didáticos aprovados no Estado de São Paulo (1911-1937). Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP, 2018.

ABUD, Kátia Maria. O sangue intimorato e as nobilíssimas tradições (a construção de um símbolo paulista: o bandeirante). Tese (Doutorado), Universidade de São Paulo, SP, 1985.

ABUD, Kátia Maria. Progresso e Trabalho: da vila bandeirantista à Chicago brasileira. Revista USP, n. 63, p.94-101, 2004.

ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

ALMEIDA, José Vieira de. Pátria: livro dedicado à mocidade brasileira. São Paulo: Casa Eclética, 1899.

BITTENCOURT, Circe M. F. Patria, civilização e trabalho: o ensino de História nas escolas Paulistas. São Paulo: Loyola, 1990.

BITTENCOURT, Circe M. F. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Tese (Doutorado), Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 1993.

BRASILIENSE, Américo. Lições de História Pátria. São Paulo: Tipografia da Província, 1876.

CAPELATO, Maria H.R; FERRETTI, Danilo J.Z.;. João Ramalho e as origens da nação: os paulistas na comemoração do IV centenário da descoberta do Brasil. Revista Tempo, v. 4, n. 8, p. 01-08, 1999.

CASALECCHI, José Ênio. O Partido Republicano Paulista (1889-1926). São Paulo: Brasiliense, 1987.

DETIENNE, Marcel. A identidade nacional, um enigma. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

FARIA, Antônio. Seara Patriótica: Prosa e Verso. São Paulo: Irmãos Ferraz, 1927.

FONSECA, Thaís Nívia de Lima e. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

JANOTTI, Maria de Lourdes Mônaco. Os subversivos da República. São Paulo: Brasiliense, 1986.

MARTINEZ, César. A Linda História de Meu País. São Paulo: Livraria Alves, 1929.

NEVES, Margarida de Souza. Os cenários da República. O Brasil na virada do século XIX para o século XX. IN: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília de Almeida Neves (Orgs.). O Brasil Republicano: o tempo do liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010, p. 13-44.

ROMEIRO, Adriana. Paulistas e emboabas no coração das Minas: ideias, práticas e imaginário político no século XVIII. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

Downloads

Publicado

2022-06-23

Como Citar

Giarola, F. (2022). Uma história paulista do Brasil: identidade regional e história nacional no manual didático A Linda História de Meu País. Revista Brasileira De História &Amp; Ciências Sociais, 13(27), 132–148. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i27.13315

Edição

Seção

Artigos Livres