A cozinha é o coração da casa: a construção do espaço doméstico da cozinha na história ocidental
DOI:
https://doi.org/10.63595/rbhcs.v17i34.17899Palabras clave:
Cozinha, Saberes e fazeres, HistóriaResumen
Analisa-se a trajetória de formação do espaço doméstico da cozinha no contexto da cultura ocidental, enfatizando as características e transformações dos diferentes períodos históricos. O objetivo do estudo é realizar uma análise abrangente do processo de transformações da cozinha – enquanto um espaço dinâmico das práticas de cozinhar e também de sociabilidade – buscando reconstruir parte do processo histórico que envolve a dinâmica de produção do espaço da cozinha. Através da análise dos estudos realizados por diferentes autores, que problematizam a história da cozinha em épocas e contextos específicos, pretende-se sistematizar esses recortes de forma que se consiga estabelecer uma síntese acerca da trajetória desse processo no tempo. Os resultados demonstram que a cozinha é um espaço dinâmico e que se apresenta como um lugar de saberes e fazeres, que por sua vez são produzidos culturamente e situados historicamente no processo de formação da sociedade.
Descargas
Citas
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2012.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. 2 – Morar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.
DEJEAN, Joan. A essência do estilo:como os franceses inventaram a alta-costura, a gastronomia, os cafés chiques, o estilo, a sofisticação e o glamour. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
FRANCO JÚNIOR, Hilario. A Idade Média: nascimento do ocidente. São Paulo, SP: Brasiliense, 2001.
FURLANI, Ana Virginia. Cozinha: do fogo aberto ao século XXI. Fortaleza: Senac Ceará, 2019.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.
LAUAND, Jean; CHASSERAUX, Priscila N. C. Cozinha, antropologia e educação: algumas reflexões. Collatio 12, p.05-16, 12 jul-set 2012.
CEMOrOc-Feusp / IJI - Univ. do Porto
LE GOFF, Jacques. O Imaginário Medieval. Lisboa: Estampa, 1994.
MONTANARI, Massimo. Comida como cultura. São Paulo: Editora Senac, 2013.
PERROT, Michelle. Maneiras de Morar. In: Perrot, Michelle (org.). História da Vida Privada 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
ROCHA, Carla Pires Vieira da; RIAL, Carmen Silvia; HELLEBRANDT, Luceni. Alimentação, globalização e interculturalidade alimentar a partir do contexto migratório. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas. v. 14 n.105, p.187-199, ago/dez 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8951.2013v14n105p187
RYBCZYNSKI, Wiltold. Casa: pequena história de uma idéia. Rio de Janeiro, Record, 1996.
SANTOS, Carlos Roberto Antunes dos. A comida como lugar de história: as dimensões do gosto. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 54, p.103-124, jan./jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.5380/his.v54i1.25760
SCARPELINE, Rosaelena. Lugar de morada versus lugar de memória: a construção museológica de uma casa museu. Revista musear, v.1, n.1, p. 77-90, 2012.
WILSOM, Bee. Pense no garfo!: uma história da cozinha e de como comemos. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Rogério de Vargas Metz, Cleber Cristiano Prodanov, Daniel Luciano Gevehr

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.






