A cozinha é o coração da casa: a construção do espaço doméstico da cozinha na história ocidental
DOI :
https://doi.org/10.63595/rbhcs.v17i34.17899Mots-clés :
Cozinha, Saberes e fazeres, HistóriaRésumé
Analisa-se a trajetória de formação do espaço doméstico da cozinha no contexto da cultura ocidental, enfatizando as características e transformações dos diferentes períodos históricos. O objetivo do estudo é realizar uma análise abrangente do processo de transformações da cozinha – enquanto um espaço dinâmico das práticas de cozinhar e também de sociabilidade – buscando reconstruir parte do processo histórico que envolve a dinâmica de produção do espaço da cozinha. Através da análise dos estudos realizados por diferentes autores, que problematizam a história da cozinha em épocas e contextos específicos, pretende-se sistematizar esses recortes de forma que se consiga estabelecer uma síntese acerca da trajetória desse processo no tempo. Os resultados demonstram que a cozinha é um espaço dinâmico e que se apresenta como um lugar de saberes e fazeres, que por sua vez são produzidos culturamente e situados historicamente no processo de formação da sociedade.
Téléchargements
Références
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2012.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. 2 – Morar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.
DEJEAN, Joan. A essência do estilo:como os franceses inventaram a alta-costura, a gastronomia, os cafés chiques, o estilo, a sofisticação e o glamour. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
FRANCO JÚNIOR, Hilario. A Idade Média: nascimento do ocidente. São Paulo, SP: Brasiliense, 2001.
FURLANI, Ana Virginia. Cozinha: do fogo aberto ao século XXI. Fortaleza: Senac Ceará, 2019.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.
LAUAND, Jean; CHASSERAUX, Priscila N. C. Cozinha, antropologia e educação: algumas reflexões. Collatio 12, p.05-16, 12 jul-set 2012.
CEMOrOc-Feusp / IJI - Univ. do Porto
LE GOFF, Jacques. O Imaginário Medieval. Lisboa: Estampa, 1994.
MONTANARI, Massimo. Comida como cultura. São Paulo: Editora Senac, 2013.
PERROT, Michelle. Maneiras de Morar. In: Perrot, Michelle (org.). História da Vida Privada 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
ROCHA, Carla Pires Vieira da; RIAL, Carmen Silvia; HELLEBRANDT, Luceni. Alimentação, globalização e interculturalidade alimentar a partir do contexto migratório. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas. v. 14 n.105, p.187-199, ago/dez 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8951.2013v14n105p187
RYBCZYNSKI, Wiltold. Casa: pequena história de uma idéia. Rio de Janeiro, Record, 1996.
SANTOS, Carlos Roberto Antunes dos. A comida como lugar de história: as dimensões do gosto. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 54, p.103-124, jan./jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.5380/his.v54i1.25760
SCARPELINE, Rosaelena. Lugar de morada versus lugar de memória: a construção museológica de uma casa museu. Revista musear, v.1, n.1, p. 77-90, 2012.
WILSOM, Bee. Pense no garfo!: uma história da cozinha e de como comemos. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Rogério de Vargas Metz, Cleber Cristiano Prodanov, Daniel Luciano Gevehr 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.






