O índio e o negro nos livros didáticos de Sociologia adotados no PNLD

Autores

  • Erinaldo Ferreira Carmo Universidade Federal de Pernambuco
  • Silas Cassio Gomes Nascimento UFPE

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v7i14.265

Palavras-chave:

Lei 11645, Livro didático, Sociologia

Resumo

O presente artigo foi elaborado em atenção a uma demanda emergente na educação básica por conhecimentos referentes aos povos indígenas e afrodescendentes. Essa demanda ocorre por conta da Lei nº 11.645/2008, que determina a obrigatoriedade do ensino sobre história e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas públicas e particulares do país, tanto no ensino fundamental, quanto no ensino médio. Esse ensino deve compreender o conhecimento da história dos povos indígenas e africanos, a luta desses povos no Brasil, suas contribuições na formação da sociedade nacional nas áreas social, econômica e política. Nesse sentido, procuramos aqui identificar como essa exigência legal é contemplada nos livros didáticos de Sociologia e como essas temáticas são apresentadas aos professores e estudantes do ensino médio das escolas públicas do país atendidas pelo Programa Nacional do Livro Didático.

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Biografia do Autor

Erinaldo Ferreira Carmo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência Política, Professor de Sociologia do Colègio de Aplicação do Centro de Educação da UFPE

Silas Cassio Gomes Nascimento, UFPE

Estudante do Curso de Ciências Sociais da UFPE. Bolsista BIA-FACEPE

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Publicado

2016-02-28

Como Citar

Carmo, E. F., & Nascimento, S. C. G. (2016). O índio e o negro nos livros didáticos de Sociologia adotados no PNLD. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 7(14), 226–245. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v7i14.265