v. 34 n. 2 (2025): Dossiê: PRÁTICAS DOCENTES NA ESCOLA PÚBLICA E DIVERSIDADES

					Visualizar v. 34 n. 2 (2025): Dossiê: PRÁTICAS DOCENTES NA ESCOLA PÚBLICA E DIVERSIDADES

A proposição do dossiê "Práticas docentes na escola pública e diversidades" partiu do entendimento de que pesquisas sobre práticas docentes na escola pública, produzidas em contextos em que as diversidades são constitutivas e constituintes dos processos educativos, ainda são pouco difundidas na área de Educação. Isto porque afirmamos que as pesquisas sobre práticas docentes são essenciais à compreensão da escola como lugar de relações e mediações que acontecem em territórios diversos: centros e periferias urbanas, assentamentos, comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas, em ambientes físicos e virtuais, entre outros, e nos quais o diverso e o plural ganham concretude.

Publicado: 2025-07-11

Edição completa

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.19690

Apresentação

  • Práticas docentes na escola pública e diversidades

    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.19585

Dossiê temático

  • Inserção profissional, práticas iniciais docentes e territorialidades algumas indagações

    Magali Aparecida Silvestre, Jorge Luiz Barcellos da Silva
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.18680
  • Marcas da mística nas práticas pedagógicas da educação superior análise da Licenciatura em Educação do Campo e suas interpenetrações na Licenciatura Intercultural Indígena da UFGD

    Sergio da Silva Pereira, Andréia Nunes Militão
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.18682
  • Práticas antirracistas na universidade: casos de ensino de uma professora negra no curso de Pedagogia

    Juliana Silva Santana, Isabel Sabino de Farias
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.18630
  • Sejamos todos feministas experiências de letramento de gênero da (auto)formação docente à prática pedagógica na escola pública

    Nice Stelter Passos, Ana Paula Alba Wildt
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.18702
  • Entre salas de aulas, redes sociais e ruas as práticas docentes desde e pela educação sexual integral na Argentina

    Maria Elena Martinez, Viviana Isabel Seoane
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.18639
  • A prática docente de professores de educação física homens no ensino da dança na escola e os seus enfrentamentos

    Igor Henrique da Costa, Marco Antonio Torres
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.18813
  • “São temas que a gente realmente não trabalha” concepções de uma equipe diretiva sobre as relações de gênero

    Priscila Renata Martins, Janaina Andretta Dieder, André Luiz dos Santos Silva
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.18894
  • O maquinário da Indústria Cultural por trás dos Jogos de Aposta Esportiva considerações a partir de um Projeto de Educação Popular em Ciências

    João Paulo Cunha Parada, Francisco José Figueiredo Coelho
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.18824
  • A prática docente de uma professora de educação infantil de uma escola ribeirinha da Amazônia

    Luciana Da Costa Oliveira, Sônia Regina dos Santos Teixeira
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.18642
  • “Vamos brincar de índio? Não!” reflexões e proposições sobre a cultura indígena na educação infantil

    Lucineia Maria Lazaretti, Luciana de Sousa Ferro, Michelle de Assis Golim
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.18871
  • As práticas pedagógicas e a autonomia docente nos anos iniciais do ensino fundamental

    Susana Soares Tozetto, Jessica Aparecida Prestes
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.18610
  • Escola, migração e inclusão novas realidades, velhos desafios

    Luciane Schlindwein, Maria Luiza Souza, Deborah Grajzer
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.18676
  • Ansiedade matemática e o Desenho Universal para Aprendizagem na prática

    Leandro Fideles Rocha, Rodiney Marcelo Braga dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.18901
  • Educação ribeirinha amazônica e escolarização abordagens sobre os saberes locais em práticas pedagógicas em uma escola na Ilha de Santana-AP

    Ediléa Morais de Oliveira, Eliana do Socorro de Brito Paixão
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.18784
  • Resenha do livro: Cotas raciais

    Nadja Regina Sousa Magalhães
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.19587

Artigos de fluxo contínuo

  • Gamificação como instrumento lúdico neoliberal Elementos hegemônicos e processos de resistência

    Márcia Mineiro, Lúcia Gracia Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.16618
  • O ensino do português como segunda língua para surdos representações de professores da educação básica

    Joana d'Arc Vasconcelos Neves, Ewely Weny de Sousa Sousa, leila Saraiva Mota
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.16743
  • Aporte histórico e legal de inclusão dos discentes com altas habilidades ou superdotados na educação básica à luz dos direitos humanos e fundamentais

    Vanderleia Rodrigues da Silva Seidel, Maria Lources Gisi, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.17020
  • A inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista no ensino superior Um retrato dessa temática no cenário acadêmico

    Jessica Moura Ferreira, Gislaine Semcovici Nozi
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.17229
  • Toda escrita é política? Mapeamento e sistematização da política linguística de surdos por meio da abordagem do ciclo de políticas

    Bruna Delanhese, Paula Izidoro, Claudia Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.17299
  • Desenho universal para a aprendizagem uma abordagem de possibilidades na Educação Inclusiva

    Alessandra Lourenço da Silva Travain, Sthefani Dias dos Santos, Maria Simone Jacomini Novak
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.17304
  • O Associativismo da Comunidade Surda na Amazônia História, Conflitos e Desafios Educacionais

    Jonata Souza de Lima, Paulo Jeferson Araújo Pilar, Silvio Santiago Vieira
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.17312
  • A política de educação especial na perspectiva inclusiva

    Fl´ávia Veronica Jacques
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.17315
  • A docência em processos escolares inclusivos uma face das políticas de educação especial e de inclusão escolar em Minas Gerais

    Wellington Carlos Gonçalves, Jonatas Roque Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.17318
  • A educação do campo e currículo no ensino médio em área de assentamento rural uma revisão sistemática de literatura.

    Luis Moreira de Oliveira Filho, Maria Ivanilda de Aguiar
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.17456
  • A escola como lugar de produzir novos amanhãs questões para pensar o nosso tempo a partir do encontro entre arte, educação e crianças

    Daniel Bruno Momoli
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.17468
  • Contribuições de um curso de práticas interdisciplinares no Ensino de Ciências à formação de estudantes do ensino superior

    Keilâny Moreira dos Santos, Gisele Soares Lemos Shaw
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.17637
  • Percepções sobre o espaço escolar: a pesquisa-formação-ambiental como possibilidade de transformação

    Catiúcia Schneider, Cristhianny Bento Barreiro
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.18068
  • Competências da docência no ensino superior em Angola implicações para o desenvolvimento profissional

    Gionara Tauchen, Daniele Simões Borges, João Manuel Correia Filho
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.18127
  • Aspectos transversais na formação inicial de professores de química um estudo comparado de currículos

    Carmen Wobeto, Irene Cristina de Mello
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.18723