A EDUCAÇÃO PARA O SANEAMENTO BÁSICO EM UMA ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS:

uma proposta didática com a abordagem Photovoice

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17328

Palavras-chave:

surdos, photovoice, Ensino Fundamental, saneamento básico

Resumo

As singularidades da educação de surdos demandam a construção de políticas, estratégias e
práticas educativas visando aprimorar os processos de ensino e aprendizagem das grandes temáticas
contemporâneas tais como o saneamento básico. Os problemas com os resíduos sólidos, o abastecimento
de água, o esgotamento sanitário e a drenagem urbana têm sido decisivos para a promoção da saúde e
da qualidade de vida da população tornando fundamental a implantação de inúmeras políticas públicas
no Brasil. Diante de tais premissas, o presente estudo tem como objetivo abordar a temática com
estudantes surdos a partir da utilização do Photovoice, uma estratégia de pesquisa utilizando imagens.
As ações foram realizadas em uma turma de oitavo ano de uma escola municipal bilíngue na Cidade de
Canoas/RS, atingida por enchentes em 2023 e 2024. Os estudantes foram instigados a realizar um
trabalho de campo fotografando cenários que envolviam o saneamento básico e discutindo sobre a
importância do assunto para as suas vidas. A prática educativa proporcionou um aumento da percepção
dos estudantes em relação ao saneamento básico, especialmente no que se refere aos resíduos sólidos e,
em menor grau, à drenagem urbana, especialmente o funcionamento das bocas de lobo. Nesta
perspectiva, os resultados demonstraram que a adoção desta estratégia se constitui em profícua ação
educacional no que se refere a temáticas cruciais para a vida na sociedade contemporânea, contribuindo
para a formação cidadã dos estudantes.

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Biografia do Autor

Lisiane Mallmann Siqueira, Prefeitura Municipal de Canoas. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Doutoranda no PPGECIM-ULBRA

Graduada em Ciências Biológicas pela Unisinos. Especialista em Ensino de Ciências, Psicopedagogia e Supervisão escolar. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil. Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil. Professora da rede municipal de Canoas e do Governo do Estado do RS. Atuando na educação Bilíngue para surdos desde 2000. 

Rossano André Dal-Farra, Universidade Luterana do Brasil

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Licenciatura em Ciências-Biologia pela Universidade Luterana do Brasil (2005), Mestrado em Zootecnia-Melhoramento Genético Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atua como docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência em pesquisa na Área de Ensino de Ciências e em Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa com Métodos Mistos, Educação, Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Educação em Saúde. Revisor de periódicos nacionais e internacionais. Membro da Mixed Methods International Research Association (MMIRA) desde 2015. 

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Acesso em: 28 abril 2024.

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Siqueira, L. M., & Dal-Farra, R. A. (2025). A EDUCAÇÃO PARA O SANEAMENTO BÁSICO EM UMA ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS: : uma proposta didática com a abordagem Photovoice. Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 294–319. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17328

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