Chamada de publicação para 2025
Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários
v. 13, n. 1, jan/jun 2025.
Prazo para envio de artigos 16 de abril de 2025
Na última década, o Brasil vivenciou uma série de ataques sistemáticos a políticas feministas, antirracistas e de promoção aos direitos de pessoas LGBTQIA+, que produziram impacto substantivo tanto nos espaços institucionais quanto no imaginário social, fazendo estagnar ou até mesmo retroagir um conjunto amplo de políticas públicas de direitos humanos que vinham, ainda que precariamente, sendo implementadas no país. Embora tenham tomado corpo em múltiplos espaços sociais, essas ofensivas miraram especialmente a educação, organizando ataques violentos direcionados a professoras, pesquisadoras e gestoras comprometidas com a construção de uma perspectiva crítica e com o enfrentamento às diferentes formas de discriminação e desigualdade que marcam a sociedade brasileira. A despeito do ambiente de censura e terrorismo ideológico que se instalou em escolas e universidades nos últimos anos, um conjunto amplo de profissionais de educação resistiu, insistiu e persistiu, desenvolvendo ações pedagógicas que propunham um debate cientificamente fundamentado e politicamente engajado sobre questões de gênero, sexualidade e raça. Sua resistência corajosa e criativa produziu ricas e potentes práticas educativas, que confrontaram um ambiente político e institucional hostil.
Reconhecendo a importância de visibilizar essas práticas propomos esse dossiê, dedicado especialmente à divulgação de trabalhos que registrem e analisem as múltiplas formas de resistências colocadas em curso por educadoras e educadores em um momento de avanço e consolidação de um ambiente reacionário no Brasil. Se, como campo acadêmico, passamos os últimos anos muito dedicados a investigar as características do reacionarismo brasileiro, parece mais do que nunca necessário voltarmos nosso olhar para aqueles e aquelas que, apesar deste ambiente hostil, resistem na promoção de práticas pedagógicas em gênero, sexualidade e raça que miram uma transformação social através da educação.
O dossiê receberá trabalhos de diferentes áreas, na forma de artigos, ensaios, revisões bibliográficas ou relatos de experiência, que analisem políticas e práticas educacionais em gênero, sexualidade e raça, que considerem o contexto reacionário presente no país nos últimos anos, mas lancem foco nas múltiplas formas de resistência criativa e corajosa promovida pelos sujeitos que constroem a educação brasileira.
Coordenação:
Alexandre Bortolini
Pedagogo e Comunicador Social. Mestre em Educação pela PUC-Rio. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorando do Programa de Pesquisadores Negros e Negras da USP. Certificado em Estudos Afrolatinoamericanos pela Harvard University. Coordenou o projeto Diversidade Sexual na Escola e foi professor do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ. Trabalhou na equipe da Coordenação de Direitos Humanos do Ministério da Educação. Recém aprovado para a cadeira de Políticas Educacionais da Universidade do Distrito Federal. É hoje Presidente da Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura.
Cláudia Vianna
Mestre em Educação pela Puc-SP. Doutora em Educação e Livre Docente pela Universidade de São Paulo. Professora Sênior da Faculdade de Educação da USP. Trabalha na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, Relações de Gênero e Diversidade Sexual, investigando relações de gênero, diversidade sexual, educação, identidade docente e política educacional. Orienta Mestrado e Doutorado na área de concentração Educação e Ciências Sociais: desigualdades e diferenças (FEUSP). É líder do Grupo de Estudos de Gênero Educação e Cultura Sexual (EdGES) e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1 D pelo CNPq.
Alexsandro Rodrigues
Pós Doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Associado IV do Centro de Educação da UFES na área de Currículo e Formação docente. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs/UFES) e do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade (NEPS/UFES). Pesquisa temas como produção de subjetividade, infâncias (des)viadas, crianças dissidentes, gênero, sexualidade e processos formativos de professores.