Chamada de publicação volume 10, número 2, jul/dez 2022
DOSSIÊ CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE
Proponentes: Elenita Pinheiro de Queiroz Silva/UFU; Gisele Ruiz Silva/FURG e Juliana Lapa Rizza/FURG
O Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade tem como propósito constituir-se como espaço-tempo de debates, pensamentos e ações em torno do currículo e da formação de professores/as, localizando-os em territórios de possíveis que provocam e movimentam discursos assumidos como verdadeiros. Currículo e formação são e estão, ao mesmo tempo, forjados em meio a espaços de disputas e de lutas que ora legitimam e ora deslegitimam saberes e verdades; ora traz ao centro ora relega às margens tais saberes e verdades, particularmente, aqueles e aquelas atrelados/as ao que defendemos como educação para a sexualidade. Afrouxar a fixidez que, desde a modernidade, vem sendo produzida pelo campo educacional, talvez seja uma possibilidade de cavar brechas em verdades instituídas que marcam os corpos, determinam padrões de viver com e entre corpos, gêneros, sexualidades, relações étnico-raciais, idade, geração... Provocar outros modos de entender a relação com a verdade é ferramenta importante para pensar o impensado no currículo e na formação de professores/as. Em suma, o dossiê visa, abrigar leituras, pensamentos, teorizações, agenciamentos, experimentações que envolvam processos e atos de currículos, processos e atos formativos no que tange a movimentação da educação para sexualidade neste século XXI.