MASCULINIDADES E HOMOSSEXUALIDADE NA PERSPECTIVA DE JOVENS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE ERECHIM, RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v7i2.9631

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre masculinidades e homossexualidade, partindo da análise de narrativas produzidas por homens jovens no contexto de grupos focais realizados em escolas públicas e particulares da cidade de Erechim (RS). Os resultados obtidos demonstram uma diversidade de opiniões e posicionamentos dos jovens em relação ao tema. Ao passo que alguns afirmaram sentir-se livres para aderir àquilo que lhes desperta identificação, admitindo o caráter móvel da masculinidade, tomada como uma construção não necessariamente vinculada à heterossexualidade; outros demonstraram valorizar o modelo hegemônico vigente em nossa sociedade, baseado em um ideal viril, heterossexual e, por vezes, homofóbico. Conclui-se que uma variedade de modelos de masculinidades tem operado nos contextos juvenis, acompanhando a própria pluralidade que caracteriza o processo de socialização nas sociedades atuais, o que coloca possibilidades inauditas em relação à educação das novas gerações para o reconhecimento do outro e o respeito às diferenças ideológicas, socioculturais e subjetivas.

 

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Biografia do Autor

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Ivone Maria Mendes Silva atualmente é professora adjunta da área de Fundamentos da Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS. Graduada em Psicologia e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). 

Adriana Angerami

Graduada em Ciências Sociais pela UFFS.

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Publicado

2020-02-20

Como Citar

Silva, I. M. M., & Angerami, A. (2020). MASCULINIDADES E HOMOSSEXUALIDADE NA PERSPECTIVA DE JOVENS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE ERECHIM, RIO GRANDE DO SUL. Diversidade E Educação, 7(2), 178–196. https://doi.org/10.14295/de.v7i2.9631

Edição

Seção

Diversidade em Debate