Reflexões sobre os temas de gênero, etnia e diversidade sexual na formação docente através da teoria do imaginário social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v7i1.8976

Resumo

Este artigo se propõe com base nos estudos de Cornelius Castoriadis sobre Imaginário Social discutir e aproximar-se da relação entre o instituído e instituinte para problematizar as questões de gênero e diversidade sexual na formação de professores.  No qual serão abordados aspectos referentes à constituição da sociedade e sua dinâmica nas instituições sociais por meio do Imaginário Social, refletindo sobre as relações de representação de gênero, etnia e diversidade constituintes do modo que cada indivíduo se relaciona com o outro e com o mundo.

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Biografia do Autor

Gabriella Eldereti Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFar -
Campus Alegrete (2015). Especialista Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2016),
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Atualmente é Discente do Programa de
Pós - Graduação em Educação - Doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Maria.

Valeska Maria Fortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Buenos Aires, Argentina (2007). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS).

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Publicado

11-09-2019

Como Citar

Machado, G. E., & Oliveira, V. M. F. de. (2019). Reflexões sobre os temas de gênero, etnia e diversidade sexual na formação docente através da teoria do imaginário social. Diversidade E Educação, 7(1), 321–350. https://doi.org/10.14295/de.v7i1.8976