DISCUSSÕES SOBRE CORPOS GÊNEROS E SEXUALIDADES NA SEMANA AVALIATIVA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Peterson Fernando Kepps Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Naiana Ribeiro Maximilla Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Lavínia Schwantes Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v7i1.8731

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido em uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Pelotas, RS. Um dos autores é professor da disciplina de Ciências e, ao final de um trimestre, realizou uma série de atividades com os estudantes envolvendo a discussão de corpos, gêneros e sexualidades. Focamos detalhar neste relato as experiências que tivemos com duas atividades desenvolvidas com a turma. Percebemos, de modo geral, que os estudantes se motivaram com o trabalho proposto, bem como promoveram problematizações acerca de questões como machismo, preconceitos, discriminações e HIV/AIDS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Peterson Fernando Kepps Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professor de Ciências e Biologia licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande, Especialização em Educação com Ênfase nos Ensinos Fundamental II e Médio, Mestre em Educação em Ciências, pesquisando o ensino de Ciências e as radiações solares (especificamente a ultravioleta) no viés da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Atualmente participa do projeto Ciência Contemporânea no Sul, divulgando a temática das radiações solares nas escolas da região; é professor de Ciências da rede municipal de Pelotas e aluno de doutorado do PPG em Educação em Ciências da FURG, atuando no Grupo de Pesquisa em Educação em Ciência (PEmCie). Participou do projeto de extensão da FURG: Curso pré-universitário popular Quinta Superação e Cultura da Paz como professor da disciplina de Biologia, sendo neste último coordenador do curso.

Naiana Ribeiro Maximilla, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente mestranda pelo Programa de Educação em Ciências, da mesma universidade. Possui interesse em educação científica, história e filosofia das ciências e tecnologia. Integrante do grupo Pesquisa em Educação em Ciências (PEmCie).

Lavínia Schwantes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG). Tem experiência e interesse na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em ciência, formação de professores e ensino de Biologia. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação em ciência (PEmCie), desenvolvendo projetos e estudos em educação em ciência. Também é pesquisadora do Grupo de Estudos de Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF), lotado no Centro de Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Matemática (CEAMECIM) da FURG.

Referências

GRISANTE, Adriane Garcia. Discutindo sexualidade: possibilidades e desafios no ambiente escolar. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_cien_pdp_adriane_garcia_de_oliveira.pdf> Acesso em: 31 dez. 2018.

RIBEIRO, Paula Regina Costa; RIZZA, Juliana Lapa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes; QUADRADO, Raquel. Educação e sexualidade: identidades, famílias, diversidade sexual, prazeres, desejos, homofobia, AIDS. 2. Ed. Rio Grande: Editora da FURG, 2008, 428p.

Downloads

Publicado

2019-09-11

Como Citar

Silva, P. F. K., Maximilla, N. R., & Schwantes, L. (2019). DISCUSSÕES SOBRE CORPOS GÊNEROS E SEXUALIDADES NA SEMANA AVALIATIVA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Diversidade E Educação, 7(1), 178–183. https://doi.org/10.14295/de.v7i1.8731