Tecnologias de poder e a narrativa de si na constituição de um “corpo negro, mulher, trans”
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v6i1.7876Resumo
Este trabalho tem por objetivo traçar considerações acerca da constituição de relatos formativos de um corpo negro, mulher trans e pedagogo em sua trajetória nos espaços educacionais. Faz-se isto sob a perspectiva heterautobiográfica, reconhecendo as narrativas de si como um modo de presentificação da memória no fazer-se corpo e na exposição de tecnologias de poder e de resistência em atuação na constituição do eu. A produção da narrativa deu-se com uma estudante de Pedagogia, mulher, trans, negra, da Universidade Estadual de Maringá, Paraná. Neste manuscrito discorre-se sobre a tecnologia de poder da expropriação de perspectiva, bem como das tecnologias de resistência da reatividade a expropriação, desenvolvimento de alianças e afirmação de si.
Downloads
Referências
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica à violência ética. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015
CATANI, Denice Barbosa. Autobiografia como saber e a educação como invenção de si. In SOUZA, E.C.; ABRAHÃO, M.H.M.B. (Orgs) Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EdiPUCRS, p.77-87, 2006
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a analise de discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, (114), p.197-223, 2001
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015
__________. Vigiar e punir: Nascimento da prisão. 42 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014
NIETZSCHE, Friedrich. Obras incompletas. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: Feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas, SP: Unicamp, 2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.