Quem são as crianças contemporâneas? Reflexões sobre a construção das infâncias na sociedade de consumidores
Downloads
Referências
BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (Orgs.). Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999
_____. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
_____. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
_____. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008
CASTRO, Lucia Rabello de. Uma teoria da infância na contemporaneidade. In: CASTRO, Lucia Rabello de. (Org.) Infância e adolescência na cultura do consumo. Rio de Janeiro: NAU, 1998.
FABRIS, Elí Terezinha Henn; MARCELLO, Fabiana de Amorim; SOMMER, Luís Henrique. Crisis de la infancia moderna y nuevas configuraciones de la metáfora de la infancia. Revista Educación y Pedagogia. Medellín, v.23, n.60, maio/agosto 2011. p. 89-99.
LINN, Susan. Crianças do consumo: a infância roubada. São Paulo: Instituto Alana, 2006.
POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.
SCHOR, Juliet. Nascidos para comprar: uma leitura essencial para orientarmos nossas crianças na era do consumismo. São Paulo: Editora Gente, 2009.
VARELA, Julia. Categorias espaço-temporais e socialização escolar. Do individualismo ao narcisismo. In: In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Escola básica na virada do século: cultura, política, currículo. São Paulo: Cortez, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores/as são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Diversidade e Educação.