“SEM MEDO DE SER FELIZ”: O DISCURSO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA SOBRE AS DIFERENÇAS CULTURAIS

Autores

  • Valci Melo EMEIF Imaculada Conceição/Professor

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i1.13697

Resumo

O artigo analisa o discurso de desnaturalização dos livros didáticos de Sociologia sobre as diferenças culturais. Para tal, à luz da Análise do Discurso de filiação pecheutiana, analisa-se o discurso materializado nos livros didáticos de Sociologia aprovados e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2015. Ao longo do texto, demonstra-se que os livros didáticos materializam um discurso que reconhece não somente o caráter positivo da diversidade humana, como também enfatiza a sua dimensão historicamente construída, as relações de poder que as envolve e a necessidade de superação das mais diversas formas de opressão. Por fim, conclui-se que, ao confrontar o discurso conservador que alimenta a cultura do ódio, os livros didáticos contribuem para a desconstrução de preconceitos, colocando na ordem do dia a importância não apenas do direito à igualdade, mas também do direito à diferença.

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Publicado

2024-01-25

Como Citar

Melo, V. (2024). “SEM MEDO DE SER FELIZ”: O DISCURSO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA SOBRE AS DIFERENÇAS CULTURAIS. Diversidade E Educação, 10(1), 406–424. https://doi.org/10.14295/de.v10i1.13697