Modelo para desenvolvimento Objetos de Aprendizagem: desenvolvimento de curso sobre sistema de publicação científica para editores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v31i1.6659

Palavras-chave:

objetos educacionais, hipermídia, design instrucional

Resumo

conhecimentos, diante da evolução tecnológica. Entretanto, o desenvolvimento de cursos online ainda é um desafio, na medida em que requer uma variedade de profissionais, com perfis distintos. No sentido de facilitar esse desenvolvimento, o presente estudo descreve um modelo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, com aplicação em um curso voltado a ferramenta de editoração científica. Trata-se de um estudo aplicado, apresentando como resultado um material instrucional implementado utilizando técnicas que facilitam sua reprodução, sendo apresentada uma metodologia baseada na criação e utilização de rótulos (tags), comuns na informática atual. Tal abordagem facilita o desenvolvimento de objetos para aprendizagem por equipes diversas, de forma portável e iterativa. Com isso, contribui-se com a interdisciplinaridade no desenvolvimento de materiais aplicados em ambientes de ensino a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronnie Fagundes de Brito, Tecnologista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Mídia e Conhecimento na Educação e Acessibilidade. Atualmente é tecnologista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, atuando na promoção de ferramentas para gestão da informação.

Milton Shintaku, Tecnologista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia(IBICT)

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Ciências e Habilitação em Matemática  pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB (1987), pós-graduação Latus Census em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Brasília (1987), mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Atualmente é Tecnólogo no Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia - IBICT e Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) . Atua principalmente nos seguintes temas: Repositório digital; Ensino e aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua a surdos usuários de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) da Secretaria de educação do Distrito Federal (SEDF).

Andrea Fleury, Assistente de pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia(IBICT)

Analista de Sistemas/Webmaster/Webdesigner. Assistente pesquisadora atuando em projetos no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia(IBICT) e lotada na Coordenação de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia- COATEC. Atuando na pesquisa, treinamento e desenvolvendo de documentação técnica, criação de Fórum e Wiki das ferramentas Moodle, OJS, OCS e DSpace, dos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo Joomla, Drupal e Wordpress e também das ferramentas arquivísticas Archivematica, ICA- Atom, SWord, Storage Service e Slatic Search. Trabalhando desde de 2005 em Projetos da UNESCO e PNUD. Há 10 anos trabalhando em desenvolvimento de websites e hotsites, webmarketing digital/redes sociais, acessibilidade e usabilidade, design gráfico e identidade visual. Grande experiência em SEO (Search Engine Optimization) - otimização junto aos motores de busca, com especial atenção ao Google, dando destaques ao posicionamento de pesquisas na busca orgânica e não patrocinada. Domínio da suíte de aplicativos gráficos do corel draw X8 e do adobe illustrator/InDesign/Photoshop, pacote macromedia (dreamweaver, fireworks e flash).

Referências

ANDRADE, Fabiano Viana; DE ALMEIDA LOPES, Arilise Moraes. EaD: uma história de inovações tecnológicas no Brasil. In: Congresso de Tecnologia da Informação. 2013.

BRAGA, J. C. et al. Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade. In: Anais do Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação. 2012. p. 90-99.

Elissavet, G., & Economides, A. A. (2003). An Evaluation Instrument for Hypermedia Courseware. Educational Technology & Society, 6(2), 31-44, (ISSN 1436-4522)

FILHO, Vilson Martins; FIALHO, Francisco Antonio Pereira. Design de experiência educacional. Novas abordagens no design de objetos educacionais.

Pereira, E.W., e Moraes, R.A. (2009). História da educação a distância e os desafios na formação de professores no Brasil. In: Souza, A. M., Fiorentini, L. M. R. y Rodrigues, M. A. M. (Org.).. Educação superior à distância: comunidade de trabalho e aprendizagem em rede, 3, pp. 65-90. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação.

Santos, G. A., & Schneider, H. N. (2012). E-learning: Recommendations for instructional designers and interface considering learning style. Paper presented at the Proceedings of the 6th Euro American Conference on Telematics and Information Systems, EATIS 2012

SARAIVA, Terezinha. Educação a distância no Brasil: lições da história. aberto, Brasília, ano, v. 16, p. 17-27, 1996

Silveira, I.F., Araújo Jr, C. F., Amaral, L. H., Oliveira, I. C. A. (2003) Development of Reusable Learning Objects. In: Proceedings of ITHET - 4th International Conference on Information Technology Based Higher Education and Training, pp. 301-305. Marrakech, Marrocos.

Sweller, J.; van Merrienboer,J. J. G.; Paas, F.G. W. C.. Cognitive Architecture and Instructional Design. Educational Psychology Review. September 1998, Volume 10, Issue 3, pp 251-296

TESTA, M.G. (2002). Fatores críticos de sucesso de programas de educação a distância via internet. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Wiley, David. 2000 https://opencontent.org/docs/dissertation.pdf

Downloads

Publicado

2017-08-05

Como Citar

Fagundes de Brito, R., Shintaku, M., & Fleury, A. (2017). Modelo para desenvolvimento Objetos de Aprendizagem: desenvolvimento de curso sobre sistema de publicação científica para editores. BIBLOS, 31(1), 99–124. https://doi.org/10.14295/biblos.v31i1.6659

Edição

Seção

Artigos