Avaliação de websites de bibliotecas universitárias da Região Sul

Autores

  • Gisele Vasconcelos Dziekaniak
  • Cibele Vasconcelos Dziekaniak
  • Criselen Jarabiza
  • Andréa Pereira
  • Raquel Prado

Palavras-chave:

avaliação de websites, bibliotecas universitárias, tecnologia da informação.

Resumo

Este artigo é resultado do projeto de pesquisa intitulado Avaliação de Websites de Bibliotecas Universitárias Federais da Região Sul, o qual buscou avaliar websites de bibliotecas universitárias, de acordo com a literatura da área, bem como através da satisfação de internautas. Para tanto a pesquisa contou com a elaboração e aplicação de entrevista nos Laboratórios de Informática para Graduação (LIG) da Fundação Universidade Federal do Rio Grande junto aos mais diferentes níveis de usuários (usuários de diversos cursos de graduação, usuários de sites de biblioteca ou não, usuários com e sem experiência na utilização da Internet). O estudo fez uso de revisão bibliográfica acerca de avaliação de websites, bem como de análise documental dos sites em questão. Detectou lacunas existentes nos websites, desde as que dizem respeito à tecnologia utilizada até a ausência de modelagem interativa, relativa ao processo de comunicação com os usuários; além da falta de interesse dos internautas em acessar sites de bibliotecas, denotando que a migração da biblioteca para a Internet ainda não transpôs “paredes”. Com isso conclui-se que há necessidade de inserção do bibliotecário no cenário de planejamento de websites, em vez de se delegar a outros profissionais tal projeto; além de se ter demonstrado a carência do desenvolvimento de planejamento de marketing nessa área, bem como a necessidade de ampliação dos produtos e serviços oferecidos online por esses websites. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação de websites; bibliotecas universitárias; tecnologia da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Vasconcelos Dziekaniak

Graduada em Biblioteconomia pela FURG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSM. Desde 2003 é professora assistente e desde 2006 é coordenadora do Curso de Biblioteconomia da FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Cibele Vasconcelos Dziekaniak

Diretora da Biblioteca da FADISMA, Mestre em Engenharia de Produção pela UFSM

Mais informações: Currículo Lattes

Criselen Jarabiza

Acadêmica do 8º semestre de Biblioteconomia da FURG

Andréa Pereira

Acadêmica do 8º semestre de Biblioteconomia da FURG

Raquel Prado

Acadêmica do 8º semestre de Biblioteconomia da FURG

Downloads

Publicado

2008-01-26

Como Citar

Dziekaniak, G. V., Dziekaniak, C. V., Jarabiza, C., Pereira, A., & Prado, R. (2008). Avaliação de websites de bibliotecas universitárias da Região Sul. BIBLOS, 19, 171–200. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/262

Edição

Seção

Artigos