Avaliação de websites de bibliotecas universitárias da Região Sul
Palavras-chave:
avaliação de websites, bibliotecas universitárias, tecnologia da informação.Resumo
Este artigo é resultado do projeto de pesquisa intitulado Avaliação de Websites de Bibliotecas Universitárias Federais da Região Sul, o qual buscou avaliar websites de bibliotecas universitárias, de acordo com a literatura da área, bem como através da satisfação de internautas. Para tanto a pesquisa contou com a elaboração e aplicação de entrevista nos Laboratórios de Informática para Graduação (LIG) da Fundação Universidade Federal do Rio Grande junto aos mais diferentes níveis de usuários (usuários de diversos cursos de graduação, usuários de sites de biblioteca ou não, usuários com e sem experiência na utilização da Internet). O estudo fez uso de revisão bibliográfica acerca de avaliação de websites, bem como de análise documental dos sites em questão. Detectou lacunas existentes nos websites, desde as que dizem respeito à tecnologia utilizada até a ausência de modelagem interativa, relativa ao processo de comunicação com os usuários; além da falta de interesse dos internautas em acessar sites de bibliotecas, denotando que a migração da biblioteca para a Internet ainda não transpôs “paredes”. Com isso conclui-se que há necessidade de inserção do bibliotecário no cenário de planejamento de websites, em vez de se delegar a outros profissionais tal projeto; além de se ter demonstrado a carência do desenvolvimento de planejamento de marketing nessa área, bem como a necessidade de ampliação dos produtos e serviços oferecidos online por esses websites. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação de websites; bibliotecas universitárias; tecnologia da informação.Downloads
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Publicado
2008-01-26
Como Citar
Dziekaniak, G. V., Dziekaniak, C. V., Jarabiza, C., Pereira, A., & Prado, R. (2008). Avaliação de websites de bibliotecas universitárias da Região Sul. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 19, 171–200. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/262
Edição
Seção
Artigos
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