Mapeamento do uso de metadados por comunidades científicas

Autores

  • Gisele Vasconcelos Dziekaniak

Palavras-chave:

Padrões de metadados, Biblioteconomia

Resumo

As comunidades científicas têm desenvolvido padrões de metadados a fim de que sua produção científica possa ser disseminada através de documentos eletrônicos. A pesquisa visou a detectar e pesquisar os principais recursos dos padrões utilizados e desenvolvidos por estas comunidades (comunidade médica, comunidade arquivística, comunidade geoespacial e comunidade de bibliotecas eletrônicas) para representar e disseminar o acesso a seus acervos. Concluiu que as comunidades científicas, de modo geral, apesar de despenderem esforços para padronizar seus dados por meio do desenvolvimento de metadados, acabam por gerar retrabalho e ausência de padronização, na medida que não existe consenso na utilização de um dado padrão em uma mesma comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Vasconcelos Dziekaniak

Graduada em Biblioteconomia pela FURG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSM. Desde 2003 é professora assistente e desde 2006 é coordenadora do Curso de Biblioteconomia da FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2008-04-10

Como Citar

Dziekaniak, G. V. (2008). Mapeamento do uso de metadados por comunidades científicas. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 20(1), 229–243. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/732

Edição

Seção

Artigos