Panorama da comunicação científica dos docentes-pesquisadores do campo da cancerologia brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v34i1.11288

Palavras-chave:

Comunicação científica. Produção científica. Canal de comunicação.

Resumo

A comunicação científica consiste em um processo cíclico que envolve diferentes etapas, a exemplo da produção e da publicação dos resultados da pesquisa. O presente artigo tem como objetivo caracterizar a produção científica dos docentes-pesquisadores dos programas de pós-graduação no campo da Cancerologia brasileira no período 2005-2015. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa. Os resultados evidenciaram padrões de produção científica, a exemplo de: predominância de artigo de periódico científico, publicação em inglês e artigos publicados em periódicos com Qualis/Capes A1, A2 e B1 na avaliação de 2013-2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia de Oliveira Rodrigues, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017), Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2008), Especialização em Administração Empresarial e Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (1990). Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Membro da Comissão editoria da revista PontodeAcesso. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos métricos, comunicação e produção científica, periódico científico. 

Marlene Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora pela Universidade de Brasília, mestre pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia -RJ e graduada em Biblioteconomia pela FUOM/MG. Atualmente exerce atividades de ensino e pesquisa na Escola de Ciência da Informação- ECI da UFMG como Professor associado II. Ministra aulas na graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós -graduação em Ciência da Informação para turmas de mestrado e doutorado. Orienta bolsistas de iniciação científicas, mestrandos e doutorandos. Líder do Grupo de pesquisa Fundamentos epistemológicos da Ciência da Informação e pesquisadora do Núcleo de pesquisa e tecnologia em Comunicação científica. Pesquisa atualmente os seguintes temas: pesquisa e ensino na Ciência da Informação, seus fundamentos teóricos e interdisciplinaridade. Comunicação científica em temas específicos, produtividade, autores e visibilidade.Estudo de citações.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Rodrigues, K. de O., & Oliveira, M. (2020). Panorama da comunicação científica dos docentes-pesquisadores do campo da cancerologia brasileira. BIBLOS, 34(1), 45–61. https://doi.org/10.14295/biblos.v34i1.11288

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)