Diálogo entre comunicação e divulgação científica

reflexões para o desenvolvimento de habilidades em competência crítica da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v34i1.11284

Palavras-chave:

Comunicação científica, Divulgação científica, Desinformação, Competência crítica da informação.

Resumo

O presente artigo objetiva investigar as interações entre a comunicação e a divulgação científica e refletir sobre como a ciência pode ser melhor compreendida e assimilada pelo público leigo. Trata-se uma pesquisa bibliográfica baseada em artigos de periódicos científicos, livros e jornalismo científico sobre comunicação científica, divulgação científica, contexto informacional contemporâneo e competência crítica da informação. Conclui-se que o desenvolvimento de competência crítica da informação é uma habilidade essencial para aperfeiçoar o diálogo entre comunidade cientifica, mediadores da informação científica e público em geral.

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Biografia do Autor

Fernanda Vasconcelos Amaral, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Inovação em Tecnologias Educacionais pela Universidade Anhembi Morumbi e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como bibliotecária na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Jordan Paulesky Juliani, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor no Departamento de Educação Científica e Tecnológica da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Vasconcelos Amaral, F., & Paulesky Juliani, J. (2020). Diálogo entre comunicação e divulgação científica: reflexões para o desenvolvimento de habilidades em competência crítica da informação. BIBLOS, 34(1), 6–18. https://doi.org/10.14295/biblos.v34i1.11284