Produção do conhecimento científico: um estudo das redes colaborativas
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v31i2.8019Palavras-chave:
Colaboração científica, Comunicação científica. Periódico científicoResumo
A comunicação científica é o conjunto de atividades associadas à produção, disseminação e uso da informação, tornando-se uma forma de estabelecer o diálogo como público da comunidade científica. Com os avanços tecnológicos e da própria comunicação científica, houve um aumento no número de publicações, e consequentemente a necessidade de medir, avaliar a produção das áreas do conhecimento. Entre as formas de disseminação do conhecimento destacam-se os periódicos científicos que colaboram para que os estudos ganhem visibilidade. O objeto de estudo foi a Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), a fim de traçar o perfil das colaborações, com a finalidade de quantificar os artigos quanto a autoria e analisar as redes de colaboração científica. A natureza da pesquisa é quanti-qualitativa; quanto ao campo de verificação dos dados, tratou-se de uma pesquisa documental-descritiva. Os resultados mostraram que foram publicados 163 artigos no período entre 2011/2015. Entre as instituições, destaca-se a Universidade de São Paulo(USP) pelo alto índice de publicações. As análises das redes de colaboração apontaram a proximidade regional como fator preponderante nas interações estabelecidasDownloads
Referências
ALVES, Bruno Henrique; PAVANELLI, Maria Aparecida; OLIVEIRA, Ely Francina Tannuri. Rede de coautoria institucional em Ciência da Informação: uma comparação entre indicadores de rede e os conceitos CAPES. Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, v. 20, n.3 – Edição Especial 2014.
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1985.
FACHIN, Gleisy Regina; HELLESHEIN, Araci I. de Andrade. Periódico Científico: padronização e organização. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.
FAUSTO, S. Evolução do Acesso Aberto – breve histórico. SciELO em Perspectiva.2013. Disponível em: <http://blog.scielo.org/blog/2013/10/21/evolucao-do-acessoaberto-breve-historico/>. Acesso em: 12 jun.2017.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, Fabrício Pereira; ARAÚJO, Richard Medeiros de. Pesquisa quanti-qualitativa em administração: uma visão holística do objeto em estudo. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 8, 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA/USP, 2005.
KURAMOTO, Hélio. Informação científica: proposta de um novo modelo para o Brasil. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 2, p. 91-102, maio/ago. 2006. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-
&lng=pt&nrm=iso>.
LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. 2. ed. rev. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde.11. ed. São Paulo: Hucitec, 2008.
OLIVEIRA, Ely Francina Tannuri de.; GRÁCIO, Maria Claudia Cabrini. Rede de
Colaboração no tema “Estudos Métricos”: um estudo de co-autorias através dos periódicos do Scielo da área da ciência da informação. BRAJIS - UNESP / Marilia, v.2,n.2, p.33-47, Jul./Dez. 2008. Disponível em:
<http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/47>. Acesso em: 15 jun.2017.
PEREIRA, Juliana Carvalho. et al. Redes de coautoria identificadas na produção científica em programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. RBPG, Brasília, v.11, n.25, p 731-753, set. 2014.
POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em
enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SANTOS, Solange Maria dos. Perfil dos periódicos científicos de Ciências Sociais e de Humanidades: mapeamento das características extrínsecas. 2010. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.
SEVERINO, A. J. Teoria e prática científica. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SIDONE, Otávio José Guerci; HADDAD, Eduardo Amaral; MENA-CHALCO, Jesús Pascual. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. TransInformação, Campinas, v.28, n.1, p.15-31, jan./abri. 2016.
STUMPF, Ida Regina Chitto. Reflexões sobre as Revistas Brasileiras. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 3, p. 1-10, jan./jun. 1998.
VANZ, Samile Andréa de Souza, STUMPF, Ida Regina Chittó. Procedimentos e
Ferramentas aplicados aos estudos Bibliométricos. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.20, n.2, p. 67-75, maio/ago. 2010.
VILAN FILHO, Jayme Leiro. Autoria Múltipla em Artigos de Periódicos
Científicos das Áreas de Informação no Brasil. 2010. 215 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, UnB, Brasília, 2010. Disponível em:
<http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/7468/1/2010_JaymeLeiroVilanFilho.pdf>.Acesso em: 18 fev.2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.