A Biblioteca universitária brasileira no contexto da pandemia
um estudo exploratório sobre o retorno das atividades segundo os protocolos de biossegurança
DOI:
https://doi.org/10.63595/biblos.v39i1.18840Palavras-chave:
Biblioteca universitária, Pandemia da COVID-19, Protocolos de biossegurançaResumo
A pandemia de covid-19 modificou a estrutura socioeconômica mundial em dimensões até então desconhecidas pela humanidade. Como consequência, a paralisação temporária de setores classificados como não essenciais afetou as bibliotecas. Esta pesquisa teve como objetivo situar como as bibliotecas universitárias foram representadas nos protocolos de biosseguranças das universidades federais brasileiras visando ao retorno seguro das atividades presenciais. Classifica-se como uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quali-quantitativa; considerando os objetivos, trata-se de um estudo exploratório, baseado em pesquisa documental, desenvolvido mediante consulta aos protocolos de biossegurança; como técnica de coleta de dados, aplicou-se um questionário aos bibliotecários dirigentes das 68 universidades públicas federais. A análise dos dados revelou que apenas 23 universidades federais dedicaram seções às suas bibliotecas em seus protocolos; 19 deles não mencionaram as bibliotecas; e, em 24, a palavra biblioteca é apenas mencionada como área comum. Com base nas respostas do questionário, constatou-se que 21,7% dos diretores das bibliotecas centrais desconheciam a existência do protocolo de biossegurança criado pelo Ministério da Educação e a mesma porcentagem criou protocolos próprios. O estudo aponta para a necessidade de uma melhor comunicação entre o Ministério da Educação e as universidades federais, bem como entre elas e as bibliotecas, no que se refere às medidas de segurança; outro ponto observado foi a sub- representação das bibliotecas universitárias nos instrumentos diretivos das Universidades Federais.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 572, de 1º de julho de 2020. Institui o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades nas Instituições Federais de Ensino e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, edição 125, p. 30, 2 jul. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-572-de-1-de-julho-de-2020-264670332. Acesso em: 21 fev. 2025.
CAVALCANTI, L. M. R.; GUERRA, M. DAS G. G. V.. Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 30, n. 114, p. 73–93, jan. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/JbyKTD99g9Pwcky5n5cyXDg/?lang=pt. Acesso em: 21 fev. 2025.
GELFAND, M. A. University libraries for developing countries. Paris: Unesco, 1968.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua 2019: acesso à internet e a televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101794_informativo.pdf. Acesso em: 21 fev. 2025.
LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: Edufba, 2012.
LUBISCO, N. M. L. Bibliotecas universitárias, seus serviços e produtos: transposição de um modelo teórico de avaliação para um instrumento operacional: relatório de pesquisa desenvolvida durante estágio pós-doutoral, na Universidad de Salamanca (ES). 2014. Ponto de Acesso, Salvador, v. 8, n. 3, p. 5, dez. 2014. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2015/12/pdf_58d5cb21b8_0000016393.pdf. Acesso em: 25 mar. 2025.
MAIA, M. L. J.; MORAIS, J. J. DA S. Análise do processo de avaliação de bibliotecas universitárias. Em Questão, v. 29, p. e–124299, 2023. Disponível em: scielo.br/j/emquestao/a/ZJm4pMFdV3JJV7SSyvpxvjh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 mar. 2025.
MARINONI, G.; LAND, H.; JENSEN, T. The impact of Covid 19 on higher education around the world: IAU Global Survey Report. International Association of Universities, France, 2020. Disponível em: https://www.iau-aiu.net/IMG/pdf/iau_covid19_and_he_survey_report_final_may_2020.pdf. Acesso em: 21 fev. 2025.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Who Coronavirus Disease (COVID-19) Dashboard. Geneva, 2021. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 21 fev. 2025.
SCHUCHMANN, A. Z.; et al. Vertical social isolation X Horizontal social isolation: health and social dilemas in copping with the COVID-19 pandemic. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 3556–3576, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9128. Acesso em: 21 fev. 2025.
SILVESTRE, F. de M.; CUNHA, M. B. da. Desafios enfrentados pelas bibliotecas universitárias no contexto da pandemia da Covid-19. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022009, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8668168. Acesso em: 21 fev. 2025.
TANUS, G. F. S. C; SÁNCHEZ-TARRAGÓ, N. Atuação e desafios das bibliotecas universitárias brasileiras durante a pandemia de COVID-19. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, La Habana, v. 31, n. 4, p. 1-27. 2020. Disponível em: http://scielo.sld.cu/pdf/ics/v31n3/2307-2113-ics-31-03-e1615.pdf Acesso em: 21 fev. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.




