EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MUDANÇA CLIMÁTICA: CONVIVENDO EM CONTEXTOS DE INCERTEZA E COMPLEXIDADE

Autores/as

  • Gustavo Ferreira da Costa Lima

Palabras clave:

Educação Ambiental, Mudanças climáticas, Complexidade

Resumen

O artigo problematiza a complexidade das mudanças climáticas e sua relação com a educação. Discute as contribuições que a educação pode agregar ao problema e os desafios que ela encontra para transformar os indivíduos no sentido do equacionamento da crise climática. A reflexão dialoga com a literatura da área, com aportes da educação ambiental crítica, da ecologia política, do pensamento da complexidade e da sociologia de risco de Beck e Giddens. Defende o argumento e conclui que a educação ambiental tem uma rica contribuição a oferecer aos desafios climáticos desde que consiga criar ambientes educativos críticos e complexos capazes de ir além dos reducionismos que têm pontuado o debate atual e das respostas que insistem em repetir as experiências do passado, ainda que elas estejam na origem das crises do presente.

Descargas

Biografía del autor/a

Gustavo Ferreira da Costa Lima

Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP.Professor e pesquisador do departamento de ciências sociais e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA ambos da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Publicado

2013-10-24

Cómo citar

Lima, G. F. da C. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MUDANÇA CLIMÁTICA: CONVIVENDO EM CONTEXTOS DE INCERTEZA E COMPLEXIDADE. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 18(1), 91–112. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/2623

Número

Sección

Artigos