A Educação Ambiental, o ensino de Geografia e a escola: (re) discutindo algumas (in) certezas cotidianas

Anderson Weber Pereira, Gabriela Klering Dias, Rosangela Lurdes Spironello

Resumo


Debatendo a relação entre Educação Ambiental - EA e Ensino de Geografia, este artigo se baliza em duas problemáticas comuns ao cotidiano escolar, onde para dialogar com estas problemáticas trazemos dois trabalhos de mesma autoria deste artigo defendidos no II SEMPGEO/UFPEL. Objetivando contribuir com a construção de uma discussão voltada a EA interdisciplinar, os resultados mostram que aquela visão em que existem áreas predeterminadas a abordar a EA na escola, é uma construção mal fundamentada, consequência do cenário político brasileiro. Os resultados ainda refletem alguns entraves ao se pensar a EA interdisciplinar e de se introduzir assuntos de cunho ambiental o quão mais cedo possível na vida dos cidadãos em formação. Por fim, conclui-se destacando a importância de se pensar a EA interdisciplinar desde as instituições de formação docente.

Palavras-chave


Ensino de Geografia. Educação Ambiental na Escola. Políticas Públicas Educacionais.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Flag Counter