A Educação Ambiental, o ensino de Geografia e a escola: (re) discutindo algumas (in) certezas cotidianas

Autores

  • Anderson Weber Pereira Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Gabriela Klering Dias
  • Rosangela Lurdes Spironello

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Educação Ambiental na Escola. Políticas Públicas Educacionais.

Resumo

Debatendo a relação entre Educação Ambiental - EA e Ensino de Geografia, este artigo se baliza em duas problemáticas comuns ao cotidiano escolar, onde para dialogar com estas problemáticas trazemos dois trabalhos de mesma autoria deste artigo defendidos no II SEMPGEO/UFPEL. Objetivando contribuir com a construção de uma discussão voltada a EA interdisciplinar, os resultados mostram que aquela visão em que existem áreas predeterminadas a abordar a EA na escola, é uma construção mal fundamentada, consequência do cenário político brasileiro. Os resultados ainda refletem alguns entraves ao se pensar a EA interdisciplinar e de se introduzir assuntos de cunho ambiental o quão mais cedo possível na vida dos cidadãos em formação. Por fim, conclui-se destacando a importância de se pensar a EA interdisciplinar desde as instituições de formação docente.

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Publicado

2016-08-17

Como Citar

Pereira, A. W., Dias, G. K., & Spironello, R. L. (2016). A Educação Ambiental, o ensino de Geografia e a escola: (re) discutindo algumas (in) certezas cotidianas. Ambiente &Amp; Educação, 20(1), 28–48. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/5816

Edição

Seção

Artigos