Educação Ambiental na escola: se é possível evitar, porque desperdiçar?

Autores

  • Tadeu Perdigão Diz Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Geraldo Tadeu Rezende Silveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, 3R’s, Uso Racional de Recursos.

Resumo

Este artigo tem como finalidade descrever o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental na escola. O objetivo central deste projeto foi o de sensibilizar, conscientizar e mobilizar os diversos atores do ambiente escolar para a redução do uso de descartáveis, além de mostrar que é possível reutilizar, antes mesmo de reciclar. Durante a realização do projeto, foram desenvolvidas diversas atividades, sendo que, a aplicação do questionário, a explicação do projeto e exibição de vídeos, a atividade em grupo e a oficina de reaproveitamento do lixo foram realizadas com os 136 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. As demais atividades foram vivenciadas por toda a comunidade escolar, atingindo cerca de 1280 participantes. A análise dos resultados de percepção ambiental inicial e final mostra que o conhecimento sobre o uso racional de insumos e sobre os 3R’s aumentou depois do projeto e que o público ficou mobilizado ao ponto de se tornar reeditor (multiplicador) destes aprendizados e novos hábitos.

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Biografia do Autor

Tadeu Perdigão Diz Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Estudante de graduação do curso de Ciências Biológicas.

Geraldo Tadeu Rezende Silveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Pós-doutorado em Engenharia Ambiental pela North Carolina A&T State University, Estados Unidos.

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Publicado

2016-07-27

Como Citar

Oliveira, T. P. D., & Silveira, G. T. R. (2016). Educação Ambiental na escola: se é possível evitar, porque desperdiçar?. Ambiente &Amp; Educação, 19(2), 66–86. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/4734

Edição

Seção

Artigos