A Educação Ambiental no currículo escolar do ensino médio da rede estadual de Minas Gerais

Humberto Ferreira Silva Minéu, Raquel Alves Teixeira, Marlene de Muno Colesanti

Resumo


O presente trabalho é parte de um estudo que envolve a análise da educação ambiental na rede estadual de Minas Gerais. Analisa-se como a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) está contemplada no Programa Estadual de Educação Ambiental e no Currículo Escolar do Ensino Médio. A metodologia envolve a análise dos documentos disponibilizados no sitio da Secretaria de Estado de Educação – o Programa de Educação Ambiental e o Novo Plano Curricular do Ensino Médio. Os resultados demonstram que os princípios estabelecidos para a educação ambiental no estado atendem de forma explícita a maioria dos princípios estabelecidos na PNEA (art. 4º, lei 9.795/1999). O Plano Curricular do Ensino Médio não contempla as linhas de ação e os objetivos definidos no Programa de Educação Ambiental do estado de Minas Gerais e também não atende ao que preceitua a PNEA.

Palavras-chave


Educação ambiental. Currículo Escolar. Ensino Médio.

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