Práticas educativas no contexto escolar e as manifestações dos princípios da educação ambiental

Autores

  • Ana do Carmo Goulart Gonçalves
  • Cleuza Maria Sobral Dias

Resumo

Compreender como são expressos princípios de Educação Ambiental (EA) na prática educativa de uma professora do Ensino Fundamental é o objetivo desta investigação, que tem como orientação a metodologia do Estudo de Caso. Conjugam-se na análise os elementos da entrevista, das anotações feitas no diário de campo, do memorial construído pela professora e dos registros reflexivos feitos por ela no diário de aula. Ao analisar as informações coletadas, atentou-se para os princípios de EA expressos na prática educativa da professora, quais sejam: diálogo, cuidado e cooperação. Com este propósito buscou-se apoio teórico em Barcelos (2003) Carvalho (2002), Leff (2002), Reigota (2002), Tagliber (2004), entre outros. Ao concluir, contata-se os significados dos mesmos para se repensar as propostas de educação de professores no sentido de se rever princípios vivenciados nestes espaços, os quais acabam por influenciar as práticas educativas que, por sua vez, resultam por instituir modos de ser e de fazer a docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana do Carmo Goulart Gonçalves

Professora Substituta do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento (FURG) e Mestre em Educação Ambiental (FURG) – Coordenadora Pedagógica da Escola de Ensino Fundamental Jardim do Sol.

Mais informações: Currículo Lattes

Cleuza Maria Sobral Dias

Possui doutorado em Educação pela PUCRS. Realizou Estágio de Doutoramento na Universidade de Aveiro (Jan./Jul 2001). É Professora Adjunta III do Instituto de Educação da Fundação Universidade Federal do Rio Grande da FURG. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, na Linha de Pesquisa Educação Ambiental: ensino e formação de educadores. É Pró-Reitora de Graduação da FURG (Jan./2005 a Jan./2009).

Mais informações: Currículo Lattes

Como Citar

Gonçalves, A. do C. G., & Dias, C. M. S. (2009). Práticas educativas no contexto escolar e as manifestações dos princípios da educação ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 10(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1082

Edição

Seção

Artigos