EDUCAÇÃO EM SAÚDE E OS TRABALHADORES DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

Autores

  • Rubens Cáurio Lobato
  • Vagner de Souza Vargas

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v19i1.701

Palavras-chave:

Educação em saúde, educação nutricional, saúde do trabalhador

Resumo

A educação nutricional tem sido destaque de distintos trabalhos epidemiológicos, em especial aqueles cujos resultados apontam a correlação entre comportamento alimentar e doenças. O objetivo deste trabalho foi propor estratégias de educação nutricional a partir da exemplificação de atividades rotineiras dos trabalhadores da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do Hospital Sociedade Portuguesa de Beneficência de Pelotas (HSPBP), visando a propor um processo de educação permanente voltado à realidade desses trabalhadores. No período de junho a agosto de 2001, diariamente, antes de serem servidas as dietas produzidas nesta UAN, o nutricionista realizava uma explanação teórico-prática a todos os funcionários. Portanto, ao término desse processo, foram evidentes a satisfação e motivação que os trabalhadores demonstraram nesse período, posto que compreenderam a sua funcionabilidade adjacente à equipe de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Cáurio Lobato

Formando do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Mais informações: Currículo Lattes

Vagner de Souza Vargas

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2006).

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2008-02-27

Como Citar

Lobato, R. C., & Vargas, V. de S. (2008). EDUCAÇÃO EM SAÚDE E OS TRABALHADORES DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 19(1), 69–76. https://doi.org/10.14295/vittalle.v19i1.701

Edição

Seção

Artigos