PESQUISA DE FUNGOS ANEMÓFILOS EM BIOTÉRIO

Autores

  • Rubens Cáurio Lobato
  • Julio Cezar R. Danielski
  • Érica da Silva Silveira

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v19i1.695

Palavras-chave:

Fungos anemófilos, contaminação ambiental, biotério

Resumo

Este trabalho teve como objetivo conhecer a presença fúngica no ar das instalações do Biotério Central da FURG, avaliando a contaminação fúngica antes e após o procedimento de limpeza semestral de rotina. Para este estudo, foram coletadas amostras de ar em três salas, denominadas Módulo Camundongos, Módulo Ratos I e Módulo Ratos II. As coletas foram realizadas por meio da técnica de sedimentação em placa de Petri contendo meio de cultura PDA (Accumedia®) estéril em triplicata, por um período de 10 minutos e à altura de um metro do piso. A identificação dos gêneros encontrados foi realizada por observação macroscópica das colônias, associando-se ao exame direto em lâmina. A presença fúngica foi mensurada em UFCs e calculadas as freqüências em tabelas de contingência. Os gêneros Penicillium, Cladosporium e de fungos não-esporulados apresentaram maior prevalência no total de amostras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Cáurio Lobato

Formando do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Mais informações: Currículo Lattes

Julio Cezar R. Danielski

Atualmente Chefe da Divisão de Biotério da Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Érica da Silva Silveira

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1996) e Mestrado em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2000).

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2008-02-27

Como Citar

Lobato, R. C., Danielski, J. C. R., & Silveira, Érica da S. (2008). PESQUISA DE FUNGOS ANEMÓFILOS EM BIOTÉRIO. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 19(1), 9–16. https://doi.org/10.14295/vittalle.v19i1.695

Edição

Seção

Artigos