PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM TRABALHADORES DE UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALAR

Vagner de Souza Vargas, Rubens Cáurio Lobato

Resumo


O sobrepeso vem sendo apontado como fator de risco para doenças crônico-degenerativas e síndrome plurimetabólica. O objetivo deste estudo foi uma avaliação nutricional de todos os funcionários da Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital Sociedade Portuguesa de Beneficência de Pelotas/RS. No período de junho a agosto de 2001, todos os trabalhadores, exceto as nutricionistas, foram entrevistados e avaliados nutricionalmente pelo autor desta pesquisa. Com este estudo, evidenciou-se que 36% dos trabalhadores da UAN do HSPBP estavam com sobrepeso, sendo sua maioria do sexo feminino, sedentária, com baixa escolaridade e idade avançada. Portanto, uma das estratégias viáveis para o caso desses trabalhadores seria iniciar um processo de educação nutricional, aplicando-se a dietoterapia aos casos em que houvesse necessidade.

Palavras-chave


Sobrepeso. avaliação nutricional. Saúde do trabalhador. Unidade de alimentação e nutrição. Exercícios físicos. Overweight. Nutritional evaluation. Worker’s health. Nutritional and food unit. Physical exercise.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/vittalle.v19i2.986

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexadores

PROPESQ

Indexadores

PROPESQ

Indexadores

PROPESQ

Indexadores

PROPESQ

Indexadores

PROPESQ

Indexadores

PROPESQ