Elaboracao de um Produto a base de Esgargot (Helix aspersa)

Autores

  • Maria Isabel Queiroz
  • Marta Maria Marquezan Augusto
  • Suse Botelho da Silva

Palavras-chave:

escargot, carne de escargot, avaliação sensorial

Resumo

A carne de escargot foi analisada sob o ponto de vista quimico e microbiologico. Quatro formulacoes de uma pasta (pate) de escargot, contendo 30%, 40%, 60% e 80% dessa materia-prima, foram elaboradas e submetidas a um teste de ordenacao para avaliacao da preferencia. O produto preferido foi o formulado com 40% de carne de escargot, e teve sua aceitacao avaliada, mediante uma escala hedonica de nove pontos, por 100 pessoas da comunidade universitaria. A avaliacao hedonica correspondeu a "Gostei moderadamente", com a estimativa da media de 7,24. A formulacao eleita teve sua composicao quimica definida e entao estocada por 28 dias a temperatura de refrigeracao. Mediante controle quimico e microbiologico, foi demonstrado que aos 21 dias de armazenamento o produto encontrava-se em condicoes de consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel Queiroz

Graduação em Oceanografia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1974), Mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1977) e Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (1998). Atualmente é professor voluntário - bolsista produtividade da Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Marta Maria Marquezan Augusto

Professora do Departamento de Química - FURG

Mais informações: Currículo Lattes

Suse Botelho da Silva

Bolsista CAPES-PET-FURG

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2007-11-09

Como Citar

Queiroz, M. I., Augusto, M. M. M., & Silva, S. B. da. (2007). Elaboracao de um Produto a base de Esgargot (Helix aspersa). VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 5, 33–44. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/303

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.