Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor

Autores

  • Cristiane da Silva Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Núcleo UAB (Universidade Aberta do Brasil), Secretaria de Educação a Distância (SEAD).
  • Christine da Silva Schröeder Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE), Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd).

Palavras-chave:

RENAFOR, Políticas Públicas, Educação a Distância

Resumo

A RENAFOR (Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica) objetiva fomentar a capacitação e qualificação dos professores da educação básica dos sistemas públicos. Com o objetivo de analisar os processos de recrutamento, seleção e capacitação dos cursos a distância RENAFOR ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou-se um estudo de caso quali-quantitativo e descritivo com bolsistas cadastrados no Sistema de Gestão de Bolsas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), participantes de cursos de extensão e de especialização, que receberam pelo menos uma cota de bolsa no desempenho da função. Exceto para a função de tutor, o recrutamento interno foi utilizado em 100% dos processos, enquanto que, entre os tutores, este percentual foi de 45,4%. Com relação ao processo seletivo, apenas 37,6% dos respondentes informaram ter participado de seleção formal. No caso dos tutores, 60% participaram. Tratando-se dos requisitos previstos legalmente, 25% dos entrevistados consideram que estes são compatíveis com a função desempenhada, enquanto 75% consideram que existem requisitos irrelevantes exigidos e/ou requisitos que deveriam ser obrigatórios, mas não são exigidos. Os resultados, mais do que traduzirem um diagnóstico, apontam possibilidades de análise em outros cursos na UFRGS.

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Biografia do Autor

Cristiane da Silva Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Núcleo UAB (Universidade Aberta do Brasil), Secretaria de Educação a Distância (SEAD).

Pós-Graduada em Administração Pública Contemporânea (UFRGS). Gerente financeira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Núcleo UAB (Universidade Aberta do Brasil) da Secretaria de Educação a Distância (SEAD).

Christine da Silva Schröeder, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE), Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd).

Graduada em Administração (UPF). Mestre e Doutora em Administração (UFRGS). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd).

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Arquivos adicionais

Publicado

2015-08-18

Como Citar

Duarte, C. da S., & Schröeder, C. da S. (2015). Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 18(2), 65–78. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4908

Edição

Seção

Artigos