Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor
Palavras-chave:
RENAFOR, Políticas Públicas, Educação a DistânciaResumo
A RENAFOR (Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica) objetiva fomentar a capacitação e qualificação dos professores da educação básica dos sistemas públicos. Com o objetivo de analisar os processos de recrutamento, seleção e capacitação dos cursos a distância RENAFOR ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou-se um estudo de caso quali-quantitativo e descritivo com bolsistas cadastrados no Sistema de Gestão de Bolsas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), participantes de cursos de extensão e de especialização, que receberam pelo menos uma cota de bolsa no desempenho da função. Exceto para a função de tutor, o recrutamento interno foi utilizado em 100% dos processos, enquanto que, entre os tutores, este percentual foi de 45,4%. Com relação ao processo seletivo, apenas 37,6% dos respondentes informaram ter participado de seleção formal. No caso dos tutores, 60% participaram. Tratando-se dos requisitos previstos legalmente, 25% dos entrevistados consideram que estes são compatíveis com a função desempenhada, enquanto 75% consideram que existem requisitos irrelevantes exigidos e/ou requisitos que deveriam ser obrigatórios, mas não são exigidos. Os resultados, mais do que traduzirem um diagnóstico, apontam possibilidades de análise em outros cursos na UFRGS.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2015-08-18
Como Citar
Duarte, C. da S., & Schröeder, C. da S. (2015). Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 18(2), 65–78. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4908
Edição
Seção
Artigos