OS DISCURSOS E OS SENTIDOS DA ATUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES NACIONAIS DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO

Edir Antonia de Almeida

Resumo


O objetivo deste artigo foi analisar os discursos dos agentes nacionais de fomento ao empreendedorismo, buscando compreender os sentidos de sua atuação. Para tanto, utilizou-se o método da Análise do Discurso (AD), elegendo como fonte de dados, os sites oficiais de 05 entidades, dos seguintes segmentos sociais: governo, associação de trabalhadores, entidade religiosa, universidade e empresariado. As análises foram subsidiadas pela construção de categorias passíveis de capturar o sentido da atuação dos agentes. São elas: 1)Missão da instituição; 2)Concepção de empreendedorismo; 3)Visão sobre a gestão; 4) Princípios de formação/capacitação. Nos resultados, foram identificados discursos com filiações ideológicas distintas, os quais impactaram no sentido da atuação das referidas entidades. Concluiu-se que algumas instituições de fomento divergem da ideologia do sistema vigente, uma vez que pautam sua atuação na contestação ao status quo estabelecido pelo mesmo.

Palavras-chave


Empreendedorismo; Ideologia; Análise do Discurso.

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SINERGIA, ISSN eletrônico: 2236-7608 / ISSN impresso: 0102-7360, Rio Grande, Brasil

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