OS DISCURSOS E OS SENTIDOS DA ATUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES NACIONAIS DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO

Autores

  • Edir Antonia de Almeida Unisinos

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Ideologia, Análise do Discurso.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar os discursos dos agentes nacionais de fomento ao empreendedorismo, buscando compreender os sentidos de sua atuação. Para tanto, utilizou-se o método da Análise do Discurso (AD), elegendo como fonte de dados, os sites oficiais de 05 entidades, dos seguintes segmentos sociais: governo, associação de trabalhadores, entidade religiosa, universidade e empresariado. As análises foram subsidiadas pela construção de categorias passíveis de capturar o sentido da atuação dos agentes. São elas: 1)Missão da instituição; 2)Concepção de empreendedorismo; 3)Visão sobre a gestão; 4) Princípios de formação/capacitação. Nos resultados, foram identificados discursos com filiações ideológicas distintas, os quais impactaram no sentido da atuação das referidas entidades. Concluiu-se que algumas instituições de fomento divergem da ideologia do sistema vigente, uma vez que pautam sua atuação na contestação ao status quo estabelecido pelo mesmo.

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Biografia do Autor

Edir Antonia de Almeida, Unisinos

Graduada em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, mestre em Controladoria e Contabilidade, pela Universidade de São Paulo- USP e doutoranda em Administração, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos –Unisinos. Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso – Lotada no departamento de Ciências Contábeis. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ: Políticas Públicas, Empreendedorismo, Gestão e Educação.

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Publicado

2015-11-17

Como Citar

Almeida, E. A. de. (2015). OS DISCURSOS E OS SENTIDOS DA ATUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES NACIONAIS DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 19(1), 35–46. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4932

Edição

Seção

Artigos