O SEBRAE E O FORTALECIMENTO DO DISCURSO DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO RELATÓRIO GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM)

Autores

  • Larissa Ferreira Tavares Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Marcio Silva Rodrigues Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Resumo

o SEBRAE assume papel de destaque colaborando com a disseminação do discurso do empreendedorismo no Brasil. O empreendedorismo surge neste cenário com o intuito de tentar suprir uma responsabilidade do Estado que parece estar sendo transferida para o indivíduo no sentido de que esse precisa virar-se por conta própria. Desse modo, esse estudo objetiva fazer uma breve reflexão do papel do SEBRAE na disseminação do discurso do empreendedorismo. Nesta pesquisa de caráter predominantemente qualitativo, de natureza descritivo-interpretativa, utilizou-se a técnica de estudo de caso, tendo como unidade de análise o SEBRAE. Os dados foram coletados de forma secundária (sites, notícias de jornais, relatórios e revistas especializadas) e tratados mediante análise documental. Após análise pode-se inferir que o perfil e conseqüentemente o conceito de empreendedor que surge no Brasil parece não ser mais aquele indivíduo inovador, mas um indivíduo reativo e adaptativo às questões colocadas no mundo empresarial o qual vê a oportunidade do empreendedorismo como sobrevivência no mercado atual.

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Biografia do Autor

Larissa Ferreira Tavares, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Graduada em Administração e Mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente atua como Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Marcio Silva Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor no curso de Bacharelado em Administração, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da Universidade Federal de Pelotas

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Publicado

2015-11-17

Como Citar

Tavares, L. F., & Rodrigues, M. S. (2015). O SEBRAE E O FORTALECIMENTO DO DISCURSO DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO RELATÓRIO GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM). SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 19(1), 47–56. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/5285

Edição

Seção

Artigos